• O VinFast é o primeiro fabricante vietnamita de automóveis elétricos, conetados e (futuramente) autoguiados.
  • A empresa planeia lançar 3 modelos SUV. Dois destes modelos vão ser comercializados nos Estados Unidos, Canadá e na Europa em 2022. 

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Começou por produzir automóveis a combustão e agora está a dar cartas no desenvolvimento de veículos elétricos e conetados. Fundada em 2017, pelo multimilionário Pham Nhat Vuong, o VinFast é o primeiro fabricante vietnamita de automóveis elétricos, conetados e (futuramente) autoguiados. Tudo isto através de uma ligação permanente à Internet que permite que o software do carro esteja sempre atualizado. 

O sistema de reconhecimento facial da marca permite a configuração automática pré-definida por cada condutor. Esta configuração pode também ser personalizada por voz, através de uma assistente virtual que permite controlar as várias funcionalidades, como o ar condicionado ou o sistema de entretenimento. 

Os automóveis integram também um sistema de condução autónoma que possibilita que o carro saia, por exemplo, de um parque de estacionamento e que se desloque até ao condutor. 

A VinFast planeia lançar 3 modelos SUV 100% elétricos e conetados. O primeiro (VF e34), com um preço de 29 mil dólares, vai estar disponível no mercado vietnamita em outubro de 2021 e já está disponível para pré-encomenda. Os outros dois modelos (VF e35 e VF e36) vão começar a ser comercializados nos Estados Unidos, Canadá e na Europa (França, Alemanha e Países Baixos) em 2022. 

Para além dos automóveis, a VinFast produz também dois modelos de motos elétricas e um autocarro elétrico, destinados, neste momento, ao mercado Vietnamita.


Se a transformação na indústria de transportes é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL: