Ictyos: reinvenção das peles na indústria de moda

  • A Ictyos recicla resíduos orgânicos de peixe para transformá-los num novo tipo de pele, destinado à criação de vestuário e acessórios de marcas de luxo. 
  • Apresentando-se como alternativa à pele de crocodilo e à pele de lagarto, os produtos da Ictyos são utilizados em carteiras e braceletes de relógios. 

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Fundada em 2018 por três engenheiros de Química, Emmanuel Fourault, Gaulthier Lébure e Benjamin Malatrait, a Ictyos aposta na economia circular para transformar os materiais utilizados na moda. Esta startup francesa recicla resíduos orgânicos de peixe para depois poder transformá-los num novo tipo de pele, destinado à criação de vestuário e acessórios de marcas de luxo. Por exemplo, carteiras e braceletes de relógios. 

Estes resíduos orgânicos são recolhidos em restaurantes, através da instalação de contentores de reciclagem nos congeladores. A Ictyos recicla sobretudo pele de salmão, pela sua grande elasticidade e resistência. 

Recuperando esta arte milenar de transformação de peles de peixe, a startup diferencia-se por adotar um processo de transformação através de taninos de origem vegetal, em vez de mineral (por exemplo, metais como crómio ou alumínio), tipicamente utilizados neste processo. 

Neste momento, a Ictyos opera a partir de Lyon, em França, numa escala semi-industrial, para mais de 250 clientes e apresenta-se como alternativa à pele de crocodilo e à pele de lagarto. 

Integrada no programa de incubação La Maison des Startups, do grupo de luxo francês LVMH, (que detém, entre outras marcas, a Louis Vuitton e a Dior), a Ictyos faz parte de uma nova geração de empresas que aposta na economia circular para criar alternativas mais sustentáveis na moda.

 


Se a transformação na indústria de moda é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

    Author avatar
    FABERNOVEL
    A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
    We use cookies to give you the best experience.