Citroën: modelo plataforma aplicado à mobilidade

  • A Citroën planeia desenvolver um chassis que permite que o design do “corpo” de veículos elétricos e autoguiados possa ter qualquer forma. 
  • Este chassis vai funcionar em open source: qualquer empresa pode propor um “corpo” de veículo para que seja acoplado a este chassis e oferecer diferentes experiências e serviços.

A Citroën apresentou um novo conceito de veículo elétrico autoguiado e modular para viagens dentro das cidades. A visão da marca para o futuro da mobilidade passa por desenvolver um chassis, que é como um skate gigante, que permite que o design do “corpo” do veículo possa ter qualquer forma e adaptar-se aos objetivos pretendidos.

Este chassis vai funcionar em open source. Ou seja, qualquer empresa pode propor um “corpo” de veículo para que seja acoplado a este chassis e oferecer diferentes experiências e serviços. 

Em parceria com a Accor e com a JCDecaux, a Citroën apresentou três designs para diferentes utilizações, incluindo uma sala de estar sobre rodas, que permite viajar confortavelmente, como se estivesse num hotel de luxo (“Sofitel en voyage”). 

Outro exemplo, é um veículo que permite fazer exercícios em máquinas de remo e bicicletas enquanto está em viagem (“Pullman Power Fitness”), permitindo optimizar o tempo da viagem. A energia gerada com a utilização destes equipamentos é convertida em eletricidade para alimentar o veículo. 

A Citroën apresentou também o design de um veículo para o transporte on-demand de passageiros, com capacidade para 6 pessoas, capaz de operar 24 horas por dia (“JCDecaux City Provider”).  

Através da parceria com autoridades locais, o objetivo é colocar estes veículos a circular, em vias próprias, em 2027.

Este é um bom exemplo do modelo plataforma aplicado à mobilidade e da adoção das estratégias típicas das empresas líderes na nova economia. Ou seja, a Citroën fornece a plataforma e o seu sistema operativo, e os parceiros podem criar diferentes ofertas para melhorar a experiência do cliente final em serviços de mobilidade.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn


Se a transformação na indústria de transportes é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

    Author avatar
    FABERNOVEL
    A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
    We use cookies to give you the best experience.