
Dreev (EDF): carros elétricos como suporte da rede elétrica
Pode subscrever os canais de vídeo do Supertoast no:
YouTube | Apple Podcasts | Facebook | Instagram | LinkedIn | TikTok
- As baterias dos carros elétricos que estão estacionados (e conectados à rede) estão a ser utilizadas para armazenar e fornecer energia para a rede elétrica.
- O estado da carga da bateria e a troca de energia com a rede é gerida, em tempo real, através da plataforma de software da Dreev.
A Dreev, uma subsidiária do distribuidor de eletricidade francês EDF, está a implementar, em França, uma solução que permite a utilização das baterias dos carros elétricos que estão estacionados (e conectados à rede) para armazenar e fornecer energia para a rede elétrica.
O sistema funciona com estações de carregamento bidirecionais, que permitem ao carro tanto carregar a bateria, como fornecer energia.
O estado da carga da bateria e a troca de energia com a rede é gerida, em tempo real, através da plataforma de software da Dreev.
Os condutores podem também ver informações sobre as trocas de energia através de uma aplicação.
Uma das grandes vantagens deste sistema é o facto de permitir armazenar eletricidade que é gerada a partir de fontes de energia renováveis, durante a noite, por exemplo. Esta eletricidade, mais barata e limpa, pode, posteriormente, ser colocada na rede durante períodos de pico de consumo (evitando a produção de energia das centrais térmicas).
Desta forma, é possível alcançar um equilíbrio, em tempo real, entre a produção e o consumo de eletricidade.
Este sistema já recebeu a certificação da operadora da rede elétrica francesa RTE, abrindo portas a um novo papel que os veículos elétricos podem vir a desempenhar nos sistemas elétricos nacionais e europeus.
Este é também um bom exemplo de uma infraestrutura inteligente, gerida por software.
Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn
Veja as mais recentes novidades nos nossos media sociais:
Se as smart cities são importantes para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL: