Dreev (EDF): carros elétricos como suporte da rede elétrica

Pode subscrever os canais de vídeo do Supertoast no:
YouTube | Apple Podcasts | Facebook | Instagram | LinkedIn | TikTok


  • As baterias dos carros elétricos que estão estacionados (e conectados à rede) estão a ser utilizadas para armazenar e fornecer energia para a rede elétrica.
  • O estado da carga da bateria e a troca de energia com a rede é gerida, em tempo real, através da plataforma de software da Dreev. 

A Dreev, uma subsidiária do distribuidor de eletricidade francês EDF, está a implementar, em França, uma solução que permite a utilização das baterias dos carros elétricos que estão estacionados (e conectados à rede) para armazenar e fornecer energia para a rede elétrica.

O sistema funciona com estações de carregamento bidirecionais, que permitem ao carro tanto carregar a bateria, como fornecer energia. 

O estado da carga da bateria e a troca de energia com a rede é gerida, em tempo real, através da plataforma de software da Dreev. 

Os condutores podem também ver informações sobre as trocas de energia através de uma aplicação.

Uma das grandes vantagens deste sistema é o facto de permitir armazenar eletricidade que é gerada a partir de fontes de energia renováveis, durante a noite, por exemplo. Esta eletricidade, mais barata e limpa, pode, posteriormente, ser colocada na rede durante períodos de pico de consumo (evitando a produção de energia das centrais térmicas).

Desta forma, é possível alcançar um equilíbrio, em tempo real, entre a produção e o consumo de eletricidade. 

 

Este sistema já recebeu a certificação da operadora da rede elétrica francesa RTE, abrindo portas a um novo papel que os veículos elétricos podem vir a desempenhar nos sistemas elétricos nacionais e europeus. 

Este é também um bom exemplo de uma infraestrutura inteligente, gerida por software.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Veja as mais recentes novidades nos nossos media sociais:
facebook twitter instagram youtube linkedin telegram

Se as smart cities são importantes para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

Author avatar
FABERNOVEL
A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
We use cookies to give you the best experience.