We Love

Scrum: os princípios fundamentais da agilidade

Quais são as semelhanças entre liderar a cobertura mediática dos protestos egípcios de 2011 para o New York Times, ser responsável pela conceção da nova arquitetura informática do FBI, na sequência dos ataques de 11 de setembro, e ensinar ciências na escola? A resposta não é óbvia e dá que pensar.

No seu livro Scrum: a Arte de Fazer o Dobro do Trabalho em Metade do Tempo (2014), Jeff Sutherland explica como qualquer processo ou qualquer negócio podem ser acelerados e tornados mais eficientes. Alcançar (ainda) melhores resultados é possível, através do Scrum, uma abordagem de agilidade aplicada à gestão de projetos.

Sutherland é um veterano do Vietname formado na Academia Militar dos EUA, com uma licenciatura em engenharia. No seu percurso por 11 empresas, enquanto CTO, foi percebendo que a tradicional abordagem “cascata” e os gráficos de Gantt, que a maioria das empresas utilizava, conduzia sempre a atrasos e a custos adicionais. Foi então que começou a desenvolver uma nova metodologia enquanto supervisionava a implementação dos “Multibancos” americanos.

Inspirado pelo sistema de desenvolvimento de produtos da Toyota e pelo Lean Management, criou uma abordagem baseada numa bolsa de tarefas (backlog) e objetivos claros a serem alcançados dentro de “sprints” curtos, equipas interdisciplinares, hierarquias claras – mas horizontais – feedbacks regulares e uma capacidade de reavaliar o progresso e de se orientar para novos objetivos de uma forma ágil.

O Scrum pode parecer um conceito pouco ortodoxo, uma vez que vai contra muitas das regras tradicionais de gestão, mas este livro demonstra habilmente o sucesso desta abordagem através de variados exemplos. Além disso, o seu tom humorístico torna-o numa leitura muito agradável, para qualquer pessoa que deseje reexaminar completamente a forma como estamos habituados a trabalhar em equipa e perceber realmente o que é transformar a sua empresa numa empresa “ágil”.

Oliver Dislich

O Oliver integra a agência de inovação Instinct desde Setembro de 2021 como Business Analyst. Com formação inicial em Economia, trabalhou no Instituto Suiço da Economia Internacional e Aplicada (SIAW-HSG) e estagiou na Organização Mundial do Comércio em Genebra, apoiando o Diretor do Conselho. O Oliver é formado em Ecnomia pela Universidade de São Galo, na Suiça.

Recent Posts

WindBorne Systems: prevê o tempo com balões e AI

A WindBorne Systems combina balões meteorológicos autónomos e inteligência artificial para melhorar a previsão do…

5 horas ago

Google quer aproximar professores e alunos com AI

A Google está a levar a AI para dentro e para fora da sala de…

14 horas ago

Disney e TikTok criam parceria

eBay reforça aposta nas compras em direto | Peacock chega ao YouTube Premium

1 dia ago

Friend, o pendente de AI que quer fazer companhia aos utilizadores

O Friend é um wearable com inteligência artificial em formato de pendente criado para funcionar…

2 dias ago

Receitas e lucros da Nvidia mais do que duplicam

OpenAI está a desenvolver smartspeaker com AI | Apple lança aluguer de dispositivos

3 dias ago