Bem-vindo ao Velho Oeste do futuro!

Westworld é uma série de ficção científica que estreou em 2016 e cuja primeira temporada foi a mais vista de qualquer série original da HBO.

Baseado no filme de 1973, com o mesmo nome,  Westworld é um parque temático que oferece aos seus visitantes a oportunidade de explorar o Velho Oeste, incluindo a sua cidade vizinha, Sweetwater. A cidade e todo o terreno são ocupados por “anfitriões”, androids indistinguíveis dos humanos, com uma programação altamente avançada e complexa. Estes robôs seguem um conjunto de narrativas entrelaçadas, tendo também a capacidade de se desviarem das narrativas e improvisar quando os visitantes interagem com eles. Os anfitriões repetem as narrativas diariamente e durante a noite são formatados, podendo ser reaproveitados para outras narrativas ou desativados e armazenados, para uma futura reutilização em novas histórias.

Embora a simulação esteja muito realista e ofereça uma experiência totalmente imersiva, os anfitriões são incapazes de magoar os visitantes ou qualquer outra forma de vida. Por outro lado, os visitantes possuem uma liberdade quase ilimitada, podendo se envolver em qualquer tipo de atividade com os anfitriões.

O parque está em constante supervisionamento, por equipas de segurança, programadores e escritores, que garantem a sua segurança, manutenção e desenvolvimento narrativo.

O enredo da série aprofunda-se quando um dos anfitriões (robôs) alcança a autoconsciência.

Por enquanto, ainda estamos longe de desenvolver robôs com o nível de complexidade apresentado na série, tanto a nível de hardware, como de software. Mas não deixamos de ter alguns exemplos notáveis, como o Spot, um robô desenvolvido pela Boston Dynamics, conhecido pela extraordinária capacidade de mobilidade, ou ainda o Ameca, um robô que é capaz de replicar de forma muito realista as nossas expressões faciais e movimentos corporais.

 

 

 

Author avatar
Nilene Carsane
We use cookies to give you the best experience.