Pixar: Derrubar as forças que bloqueiam a criatividade

Para uma vasta maioria de pessoas, um filme original da Pixar, não é apenas um filme. É um produto de excelência, autêntico e emocional que nos prende desde o primeiro momento.

Inovadora nos filmes de animação, a Pixar Animation Studios nasceu a 3 de fevereiro de 1986 (anteriormente pertencia à Lucas Film e chamava-se Graphics Group) e desde então habituou-nos a grandes êxitos, como “Toy Story”, “The Incredibles”, “Finding Nemo”, “Inside Out”, “Monster Inc.” e muitos outros. Quando falamos de filmes da Pixar, estamos a falar de sucessos comerciais e vencedores de múltiplos Óscares.

Em “Criatividade – Como vencer as forças que bloqueiam a inspiração”, Ed Catmull, um dos co-fundadores (com Steve Jobs e John Lasseter) da Pixar Animation Studios, conta todo o seu percurso profissional e como se tornou numa das figuras mais importantes no desenvolvimento da computação gráfica até à criação da Pixar e o desenvolvimento do primeiro filme 100% animado com computadores, o “Toy Story”.

O ingrediente essencial para o sucesso do filme (e de todos os outros que se seguiram) é o ambiente único que Catmull e o seus colegas criaram na Pixar, baseado em filosofias que protegem e incentivam o processo criativo, desafiando o convencional.

Algumas ideias-chave que são abordadas no livro:

– “Dê uma boa ideia a uma equipa medíocre e esta fará asneira. Dê uma ideia medíocre a uma excelente equipa, e ela ou a corrigirá ou inventará algo melhor. Se tiver a equipa certa, o mais provável é concretizar bem as ideias.”

– “A função do gestor não é prevenir riscos, mas sim fazer com que seja seguro correr riscos.”

– “A estrutura de comunicação de uma empresa não deve ser um espelho da sua estrutura organizacional. Todos devem poder falar com todos.”

– “A fatura a pagar pela prevenção de erros é muitas vezes superior ao custo de corrigi-los.”

Esta é uma leitura indispensável para todos os gestores que ambicionam construir e manter uma cultura criativa e inovadora nas suas organizações e para todos os profissionais que querem dar o melhor de si na sua profissão.

 

Author avatar
Nilene Carsane
We use cookies to give you the best experience.