
Realidade virtual: novas sensações no metaverso
- Um novo sistema que pode ser acoplado a óculos de realidade virtual transmite sensações nos lábios e na boca (dentes e língua) quando se está em ambientes virtuais.
- Os estímulos são acionados de forma sincronizada com ações e imagens que o utilizador está a ver e a ouvir.
Alguns sistemas já permitem ter sensibilidade ao toque e à força quando se está a utilizar óculos de realidade virtual. Agora, investigadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, estão a tentar ir mais longe, transmitindo sensações nos lábios e na boca (dentes e língua) quando se está nestes ambientes virtuais.
Tudo isto é possível através de um novo sistema que é incorporado na parte inferior de uns óculos de realidade virtual e que fica posicionado acima da boca do utilizador. Ao concentrar a energia acústica nos lábios e na boca, o hardware é capaz de recriar sensações como o toque e emitir vibrações.
Para potenciar o realismo e a imersão, os estímulos são acionados de forma sincronizada com ações e imagens que o utilizador está a ver e a ouvir através dos óculos de realidade virtual e dos auscultadores.
Este pode ser um avanço importante para proporcionar novas experiências imersivas no metaverso. Por exemplo, simular com realismo a sensação de beber uma bebida, escovar os dentes, sentir o vento quando se está a andar de mota ou até um beijo.
Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn