Haelixa: rastreamento de materiais da origem até à loja

  • A Haelixa permite rastrear materiais que são utilizados para a produção de peças de vestuário e acessórios de moda, como algodão, ouro ou diamantes. 
  • A solução passa por um spray que é pulverizado nos materiais, criando uma “impressão digital” única em cada um deles. 

Potenciar uma maior transparência nas cadeias de distribuição é a missão da Haelixa. Fundada em 2016, esta startup suíça facilita o rastreamento de materiais que são utilizados para a produção de peças e acessórios de moda, como algodão, ouro ou diamantes. 

A solução baseia-se em marcadores de ADN que são aplicados nos materiais, através de um spray. Este spray cria uma “impressão digital” única em cada material, que viaja com ele ao longo de todo o ciclo de vida.

Através de um simples teste, que pode ser feito com o smartphone, é possível obter estas informações sobre o produto. Por exemplo, verificar a origem de diamantes ou de algodão, a sua autenticidade e pureza. 

Tudo isto permite um controlo total da cadeia de distribuição, garantindo que os produtos não estão associados a más práticas ambientais ou que têm origem em zonas de conflito. 

Nascida de um spin-off da ETH Zurich, o objetivo da Haelixa é que esta solução possa ser aplicada a qualquer material ou produto, como, por exemplo, alimentos. 

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Veja as mais recentes novidades nos nossos media sociais:
facebook twitter instagram youtube linkedin telegram

author

A Instinct to Innovate é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais.