Skip links

Atusa: wearable para o diagnóstico de cancro de mama

  • O wearable Atusa permite realizar ecografias mamárias em consultórios médicos e pode ser operado por um profissional sem formação especializada.
  • Esta solução apoia os médicos para um diagnóstico precoce de cancro da mama. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, só em 2020, foram registados mais 2 milhões e 300 mil diagnósticos de cancro de mama em todo o mundo. Para um diagnóstico precoce e em alguns casos salvar vidas, o Atusa é um wearable que permite fazer ecografias nos consultórios médicos, de forma mais rápida e fácil. 

Desenvolvido pela startup americana iSono Health, este sistema faz uma análise completa, em apenas dois minutos. Suportado por inteligência artificial, o resultado final é disponibilizado na plataforma da iSono Health, permitindo aos médicos uma visualização em 3D do tecido mamário. 

Uma das vantagens deste sistema é o facto de poder ser operado por qualquer profissional de saúde (médicos, enfermeiros, assistentes médicos), mesmo que não tenham formação especializada. 

Medicamente reconhecido pela entidade reguladora nos Estados Unidos, o Atusa pode ser particularmente útil em países em desenvolvimento, que têm recursos limitados, apoiando os médicos no diagnóstico. 

Desde que foi fundada em 2016, a iSono Health captou 5 milhões de dólares e tem como investidor a aceleradora americana Y Combinator.

 

🎧 Pode subscrever o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn