O grupo Stellantis, que detém os fabricantes de automóveis Peugeot, Fiat-Chryler e a Citroën, está a apoiar o desenvolvimento de uma estrada inteligente que carrega as baterias dos veículos elétricos, enquanto estão a circular ou estacionados. A solução funciona de forma muito semelhante ao carregamento wireless de um smartphone.
Esta solução é compatível com qualquer veículo que esteja equipado com um “recetor” especial que permite receber a energia da estrada e assim aumentar a autonomia.
Com o objetivo de permitir um carregamento on-demand, o projeto prevê a integração do sistema com serviços de pagamento inteligentes.
Batizada de Arena do Futuro, a primeira estrada, com 1050 metros, foi construída em Chiari, em Itália. Nos testes realizados, os novos carros Fiat 500 deslocaram-se a uma velocidade típica de autoestrada sem necessitar de consumir a energia armazenada na bateria.
🎧 Pode subscrever o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn
A Roost troca a rapidez pela espera. Nesta aplicação, as mensagens são entregues por animais…
Miguel Sousa Tavares, escritor e comentador político português
A Google lançou oficialmente a nova série Pixel 11, com a inteligência artificial a assumir…
Apple Intelligence chega à China | Spotify leva controlo parental ao plano gratuito
O Adamastor Furia é o primeiro hipercarro desenvolvido em Portugal. O modelo combina elevado desempenho,…
Blue Origin capta 10 mil milhões de dólares | Samsung bate recorde de receitas com…