
GigXR: formar médicos com doentes virtuais 
- Através de óculos de realidade aumentada, o HoloScenarios permite substituir pacientes reais por pacientes virtuais, transformando a formação de médicos.
- Os estudantes podem observar o doente virtual, avaliar a gravidade dos sintomas e ajustar os tratamentos, com a vantagem de perceber, de imediato, o resultado de cada intervenção.
A formação de médicos está a ser transformada por uma solução desenvolvida pela startup GigXR. Chama-se HoloScenarios, e permite substituir pacientes reais por pacientes virtuais através de realidade aumentada, permitindo aos estudantes de medicina aprender como atuar em diferentes cenários.
Através de óculos de realidade aumentada, os estudantes podem observar o doente virtual, avaliar a gravidade dos sintomas e ajustar os tratamentos, com a vantagem de perceber, de imediato, o resultado de cada intervenção.
O sistema permite até ao formador realizar facilmente uma simulação de novos quadros clínicos a estudar.
Permitindo uma interação em tempo real, outra das vantagens do HoloScenarios é o facto de poder ser utilizado remotamente, o que permite que estudantes ou equipas médicas, de qualquer parte do mundo, adquirir novos conhecimentos.
Neste momento, está focado no tratamento doenças respiratórias comuns. Por exemplo, asma, pneumonia, anafilaxia e embolia pulmonar. O objetivo é que se estenda também às áreas clínicas de cardiologia e neurologia.
O HoloScenarios está a ser utilizado por estudantes de medicina da Universidade de Cambridge, no hospital de Addenbrooke.
O grupo de parceiros da GigXR é constituído pela Microsoft, a Universidade de Cambridge, a Universidade de Medicina do Michigan e a Força Aérea dos Estados Unidos.