Sustentabilidade

Plantd inova nos materiais de construção

  • A Plantd produz painéis utilizados na construção de casas através de plantas, criando uma alternativa mais sustentável aos painéis com madeira.
  • A startup desenvolveu um processo automatizado para a produção.

A construção é um dos grandes responsáveis pelas emissões de gases com efeito de estufa a nível mundial e a tendência é de crescimento do setor. Fundada por ex-engenheiros da SpaceX, a Plantd responde a este desafio com uma alternativa mais sustentável a painéis com madeira (OSB), que são bastante utilizados na construção de casas.

Esta startup americana inova através da produção de painéis utilizando plantas (gramíneas perenes) que voltam a crescer rapidamente após serem colhidas, ao contrário das árvores. 

De acordo com a Plantd, uma das grandes vantagens em relação aos painéis tradicionais é que são mais fortes e mais resistentes à humidade, o que permite que os construtores precisem também de utilizar menos materiais.  

Os primeiros protótipos já começaram a ser produzidos em fábrica, de forma automatizada, através de máquinas próprias desenvolvidas pela startup. 

A Plantd está também a fazer parcerias com agricultores locais para que o cultivo das plantas e a produção dos painéis sejam feitos próximo dos locais onde a construção está em expansão.

Desde que foi fundada em 2021, na Carolina do Norte, a Plantd já captou 13.6 milhões de dólares de investidores como a American Family Ventures, a IDEA Fund Partners e cofundador do Twitter Biz Stone.

INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

MedPal: inteligência artificial ao serviço do bem-estar

A MedPal é uma aplicação que utiliza inteligência artificial para reunir dados de saúde e…

7 horas ago

ByteDance aposta em megacentro de dados no Brasil

WhatsApp já permite nomes de utilizador | Apple compra startup Play

1 dia ago

Resumo da semana: 13 de julho a 17 de julho

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

4 dias ago

Nvidia lança plataforma de segurança para AI

Instagram reforça oferta para televisões | Adobe reforça AI com compra da Topaz Labs

4 dias ago

Samsara Tracking Label: uma etiqueta inteligente que combate o roubo de encomendas

A Samsara Tracking Label é uma etiqueta adesiva muito fina, do tamanho de um cartão,…

5 dias ago