Inteligência Artificial

Ravin automatiza deteção de danos em automóveis

  • A Ravin utiliza inteligência artificial para automatizar o processo de inspeção de carros e torná-lo mais rápido e eficiente.
  • Esta solução tecnológica pode ser relevante não só para acelerar as inspeções periódicas obrigatórias mas também a avaliação de danos após um acidente.

Até agora, as agências de aluguer de carros e as concessionárias fazem presencialmente inspeções para detectar danos nos veículos. A startup britânica Ravin propõe-se transformar esta experiência utilizando inteligência artificial para automatizar o processo de inspeção e torná-lo mais rápido e eficiente. 

A solução baseia-se num scan completo aos veículos para identificar com elevada precisão qualquer dano. Esta avaliação é feita com recurso a câmaras de vigilância, nos pontos de recolha e entrega dos veículos, e também com recurso a vídeos efectuados por smartphone.

Com base na análise 360 graus dos veículos, é gerado automaticamente um relatório completo do estado do veículo, com indicação da gravidade dos danos e a estimativa do preço de reparação. 

A solução tecnológica da Ravin pode ser relevante não só para acelerar as inspeções periódicas obrigatórias mas também a avaliação de danos após um acidente. 

O software está a ser utilizado por fornecedores de automóveis, por seguradoras (como a belga KBC) e empresas de aluguer de automóveis (como a Avis). 

Desde que foi fundada em 2018, a Ravin já captou 30 milhões de dólares. e tem como investidores a KAR Global, a PICO Venture Partners, a FM Capital e a Shell Ventures.

INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Uplift quer fabricar microcasas como se fossem automóveis

A startup norte-americana está a desenvolver microcasas modulares, produzidas em linha e instaladas em poucos…

12 horas ago

Nvidia fecha compra da Hugging Face

Google cria solução para o enjoo em viagem | Apple renova Mac mini e Mac…

2 dias ago

Dario Amodei: Temos de abrandar a AI…

Neste Weekend, sugerimos uma reflexão sobre o futuro da inteligência artificial pelas palavras de Dario…

4 dias ago

Meta lança AI que controla apps no Mac

Google TV ganha 10 mil filmes e séries grátis | Waymo com novo robotáxi em…

5 dias ago

Hark Handoff: uma AI que faz tarefas por si

O Hark Handoff é um agente de inteligência artificial que navega na internet e realiza…

6 dias ago

“Success isn’t owned. It’s leased, and rent is due every day.”

J. J. Watt, ex-jogador de futebol americano

6 dias ago