- A Glydways desenvolveu um sistema de transporte público que funciona 24 horas por dia, através de veículos autoguiados.
- O embarque nos Glydcars é feito nas estações da Glydways, onde há sempre veículos disponíveis e por isso o acesso é praticamente imediato.
A Glydways propõe-se a revolucionar a mobilidade nas cidades, prometendo viagens mais rápidas e sem trânsito. Esta startup de São Francisco desenvolveu um sistema de transporte público autónomo e on-demand que funciona 24 horas por dia.
A peça central deste sistema de mobilidade é o Glydcar, um veículo 100% elétrico que conduz de forma autónoma para transportar até 4 passageiros de cada vez, em vias próprias com uma dimensão próxima de ciclovias.
O embarque nos Glydcars é feito nas estações da Glydways, onde há sempre veículos disponíveis e por isso o acesso é praticamente imediato.
Os veículos fazem deslocações em percursos pré-definidos e dão a opção de ir do ponto A ao B sem paragens.
O objetivo é que a rede de veículos da Glydways seja capaz de transportar até 10.800 pessoas por hora.
A startup já está a testar o sistema em San José, na Califórnia, para fazer o transporte de passageiros entre o aeroporto internacional de San José e a estação central Diridon.
Desde que foi fundada em 2016, a Glydways já captou 40 milhões de dólares e tem a Khosla Ventures como um dos principais investidores.