Categories: Imobiliário

Drones fazem impressão de edifícios em 3D

  • Drones autoguiados estão a ser testados para a construção de edifícios impressos em 3D.
  • Colaborando em dupla, os BuilDrones tratam da impressão em 3D e os ScanDrones verificam a qualidade do trabalho.

Um grupo de cientistas do Imperial College of London, no Reino Unido, e da Empa, na Suíça, desenvolveu drones autoguiados para a construção de edifícios impressos em 3D.

Inspirado na forma como as abelhas constroem os ninhos, o sistema inclui sempre dois drones que trabalham em equipa. Os BuilDrones tratam da impressão em 3D e os ScanDrones verificam a qualidade do trabalho.

Como são autoguiados, são capazes de operar de forma autónoma, mas com supervisão humana para verificar o progresso e intervir caso seja necessário.

Batizado Aerial Additive Manufacturing, este sistema pode vir a ser particularmente útil para a construção em locais de difícil acesso ou perigosos, como edifícios altos, ou para dar apoio em obras em áreas impactadas por desastres. 


INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Web Summit 2026: O que não deve perder

Neste We Love, a equipa da Instinct dá-lhe sugestões daquilo que não deve mesmo perder…

10 horas ago

VEM vence Concurso de Ideias de Negócio de Cascais

A startup VEM venceu o Concurso de Ideias de Negócio de Cascais 2026, conquistando 10…

17 horas ago

Amazon renova a gama Kindle com um modelo a cores

Google e Flo juntam dados para melhorar a saúde feminina | SpaceX junta X, Grok…

22 horas ago

Resumo da semana: 02 de novembro a 06 de novembro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

23 horas ago

Aeropod: uma cápsula para arejar o solo sem máquinas

O Aeropod é uma pequena cápsula que permite arejar o solo sem recorrer a máquinas…

2 dias ago