Categories: EcologiaSmart cities

SeaPods: casas flutuantes no meio do mar

  • A SeaPod é uma casa inteligente, com um design futurista, que flutua três metros acima da água, não se deixando afetar pela ondulação do mar.
  • O software da casa pode ser atualizado remotamente e é possível adicionar novas funcionalidades e automatismos, assim como novos sensores.

Fundada em 2018, no Panamá, a Ocean Builders desenvolveu uma casa flutuante, com um aspeto futurista, que permite viver no meio do mar.

A casa chama-se SeaPod e a magia esconde-se por baixo da infraestrutura onde tubos de aço com ar permitem uma flutuação três metros acima da água não se deixando afetar pela ondulação do mar. Com capacidade para duas pessoas, o alojamento tem mais de 100 sensores que medem quase tudo, desde a velocidade do vento ao consumo de energia ou consumo de água.

Cada proprietário tem acesso à casa através de um anel inteligente que permite abrir a porta de entrada e configura automaticamente a casa de acordo com as suas preferências.

O software da casa pode ser atualizado remotamente e é possível adicionar novas funcionalidades e automatismos assim como novos sensores. De acordo com a Ocean Builders, por de trás das paredes vão também passar a existir espaços onde novos dispositivos vão poder ser ligados como “peças Lego”.

A sustentabilidade é um dos principais pilares da SeaPod. Por exemplo, o desperdício sólido é transformado em cinzas que não prejudicam o ambiente e o calor gerado no processo é utilizado para o aquecimento de águas.

As primeiras casas flutuantes custam 995 mil dólares e estão a ser construídas na fábrica da Ocean Builders no Panamá. Se estiver a pensar reservar uma, conte com um depósito de 200 dólares.


INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Fambot: um assistente de inteligência artificial para famílias

A Fambot usa inteligência artificial para transformar emails, calendários e conversas de WhatsApp numa lista…

2 horas ago

Anthropic usa o Claude para fazer uma descoberta científica

Revolut permite pagar com um sorriso | Meta transforma o assistente de AI num porta-chaves

1 dia ago

Luffu Link, a pulseira inteligente que acompanha a saúde da família

A Luffu Link monitoriza atividade, sono e saúde cardíaca, sem ecrã e sem exigir um…

2 dias ago

Netflix, Amazon e YouTube unem-se para influenciar as regras do streaming

Alibaba apresenta o seu chip de AI mais potente | Google leva o Android e…

3 dias ago

Resumo da semana: 05 de outubro a 09 de outubro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

6 dias ago