Skip links
E se o futuro da sua saúde estiver contido na sua retina?

E se o futuro da sua saúde estiver contido na sua retina?

Poder diagnosticar a doença de Alzheimer antes de qualquer sintoma. Prever um ataque cardíaco. Determinar a evolução de um cancro e entender a sua origem. Antecipar um AVC. Tudo isto pode parecer ficção científica, mas a verdade é que saber o futuro da sua saúde através da imagem da sua retina já é uma realidade. Brevemente palpável.

Eric Topol é considerado um dos médicos mais influentes do mundo e autor de vários livros inspiradores. É cardiologista, especialista em genética médica e um investigador dedicado à interseção da medicina com a tecnologia. Para além de tudo isto, é professor de medicina molecular no Scripps Research Institute e fundador e diretor do Scripps Translational Science Institute, em La Jolla, na Califórnia.

Nesta TED Talk, Topol dá-nos a conhecer os mais recentes estudos científicos focados no desenvolvimento de modelos de inteligência artificial (I.A.) para melhorar e antecipar o diagnóstico de algumas doenças.

A primeira grande pista que abriu portas a esta investigação é bastante surpreendente. Treinado por 100 mil imagens e supervisionado por especialistas clínicos experientes, um modelo de inteligência artificial foi capaz de identificar o sexo biológico de uma pessoa através da imagem da sua retina. A maioria dos especialistas em retina teria apenas 50% de probabilidade de acertar e a I.A. 97%. 🤯 O que levanta a questão: Pode a “máquina” ver coisas que as pessoas não conseguem ver? 

Falámos da imagem da retina, o que para muitos pode ainda parecer demasiado futurista. Mas a verdade é que esta realidade pode não estar assim tão longe. Uma equipa de investigadores da University College London, por exemplo, desenvolveu uma ferramenta de inteligência artificial capaz de detetar doenças através de uma simples análise a imagens da retina e planeia disponibilizar esta ferramenta de forma gratuita a instituições de saúde por todo o mundo.

As aplicabilidades da I.A. na medicina são infinitas. Modelos de I.A. podem ser treinados para aprender a analisar qualquer tipo de exame médico, desde análises ao sangue e à urina a radiografias, electrocardiogramas e ressonâncias magnéticas. Os resultados podem ser surpreendentes. Podemos ver modelos de I.A. a interpretar exames médicos e a captar detalhes relevantes ao diagnóstico que escapariam ao olhar atento de muitos médicos especialistas. 

Desde 2018, muitos estudos científicos, realizados por diferentes grupos de investigação, diagnosticaram, com recurso a I.A., inúmeras doenças através da imagem da retina. Considerando-a a porta de entrada de quase todos os sistemas do nosso corpo. Segundo Topol, no futuro, um check-up médico será realizado em menos de minutos através de uma simples fotografia à nossa retina. 👁

Eric Topol considera que a I.A. pode impulsionar a maior transformação da história da medicina. Não só ao antecipar e a melhorar o diagnóstico de doenças, mas também a libertar tempo ao médico, com análises de exames e elaboração de relatórios, para que, nas consultas, se possa focar inteiramente no bem-estar e cuidado dos seus pacientes.

✨ P.S.: Esta TED Talk é demasiado rica em exemplos e histórias reais para ficar por aqui… Se leu este WeLove até ao fim e ficou curioso, não a ignore.