Categories: We Love

Até na marinha, há espaço para piratas

“It’s more fun to be a pirate than join the navy.” Esta é uma das conhecidas frases de Steve Jobs, onde compara o empreendedorismo, ou ser um “pirata”, com empresas com estruturas mais tradicionais, extremamente hierarquizadas, aversas ao risco e muitas vezes, inertes – a “marinha”.

Mas navegar pelos mares do empreendedorismo, apesar de divertido, pode ser uma jornada desafiante e atribulada. O mesmo acontece quando falamos de intraempreendedorismo – a capacidade de inovar de dentro para fora – principalmente em empresas com um forte legado e modelos de negócio bem estabelecidos.

É precisamente isso que o livro “Pirates in The Navy” aborda. Utilizando a analogia do intraempreendedor “rebelde” que desafia o status quo como um pirata, este incrível livro é uma bússola que orienta estes navegadores audazes a serem vistos como membros importantes dentro das suas tripulações e a chegarem a bom porto.

Ao longo do livro, o autor Tendayi Viki apresenta os 7 paradoxos da inovação e as várias estratégias que podem ser implementadas em qualquer empresa e nos seus processos, independentemente da sua estrutura ou cultura. Algumas destas estratégias incluem encontrar os catalisadores dentro da empresa, ou seja, as pessoas certas que podem auxiliar nos processos de inovação, criar uma comunidade, utilizar uma “minimum viable toolbox”, começar pequeno ou definir critérios claros de sucesso.

Viki destaca a importância da humildade, persistência, foco estratégico e objetividade para os inovadores que desejam ser “piratas na marinha” eficazes. Ele argumenta que, ao adotar a abordagem certa, os inovadores podem ajudar a criar uma organização ágil, adaptável e preparada para o futuro.

Se é um intraempreendedor que procura fazer a diferença na sua empresa, “Pirates in The Navy” oferece insights valiosos e ferramentas práticas para navegar com sucesso nas águas turbulentas da inovação corporativa.

Se tem curiosidade em saber mais sobre este tema, recomendo-lhe também esta talk do autor de “Pirates in the Navy”, Tendayi Viki:

Miguel Alves

Miguel é Senior Business Analyst na Instinct desde o final de 2022. Formado em Gestão de Empresas e Gestão da Banca e Mercados Financeiros pela Universidade Europeia, com uma carreira que inclui experiência na área da banca e em empresas tecnológicas como Capgemini, Affinity, Ageas e SIBS. Durante a sua carreira, contribuiu para a construção de aplicações tecnológicas em vários setores de atividade. Miguel é um entusiasta das novas tecnologias, especialmente em áreas como Crypto, NFTs e Web3. Ele acredita firmemente no potencial destas tecnologias e como podem mudar a forma como interagimos e comunicamos.

Recent Posts

Resumo da semana: 30 de março a 03 de abril

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

25 minutos ago

Google usa AI para prever cheias

Ainda nesta edição: Meta lança ferramentas contra golpes online | TikTok vai permitir ouvir músicas…

11 horas ago

Robot Phone: o telemóvel inteligente que se “move” sozinho

O Robot Phone é um conceito de smartphone desenvolvido pela tecnológica chinesa Honor. O dispositivo,…

1 dia ago

Google Play reforça jogos e funcionalidades

Ainda nesta edição: WhatsApp lança contas controladas por pais | Ford lança AI para frotas…

2 dias ago

Guardião, uma app portuguesa que reduz riscos de burlas telefónicas

A Guardião é uma aplicação portuguesa criada para combater as burlas telefónicas. Desenvolvida pela engenheira…

3 dias ago