Distance Technologies quer transformar vidros de automóveis em ecrãs de realidade aumentada
- A Distance Technologies está a criar uma tecnologia capaz de transformar uma superfície transparente num ecrã de realidade aumentada.
- A startup com sede em Helsínquia captou, recentemente, mais de 11 milhões de dólares em financiamento.
A Distance Technologies é uma startup de origem finlandesa que está a desenvolver uma solução de realidade aumentada sem a necessidade de utilização de dispositivos como os óculos ou os headsets.
Com foco nos mercados automóvel e aeroespacial, a empresa está a criar uma tecnologia capaz de transformar qualquer superfície transparente num ecrã de realidade aumentada, permitindo aos utilizadores visualizarem objetos digitais em 3D sobrepostos nesse ecrã.
Adicionando várias camadas óticas aos ecrãs de cristal líquido (LCD), este sistema permite identificar com precisão o ponto focal de cada olho, transmitindo uma imagem personalizada para cada um.
A conduzir ou a pilotar um avião, esta tecnologia vai permitir criar um campo de visão em tamanho real e em variados cenários. Por exemplo, o condutor vai poder passar a ver no pára-brisas do seu automóvel, a cores e em 3D, vários detalhes sobre o trajeto e perceber a que distância está dos outros veículos, ou até atender chamadas sem desviar o olhar da estrada, a partir de um sensor de movimento de mãos incorporado.
Recentemente, a Distance Technologies captou mais de 11 milhões de dólares em financiamento onde participou a Google Ventures (GV) e outros investidores, mas o projeto ainda está em fase de testes.