The Big Ones: Best of do ano⚡️
A tecnologia transforma indústrias e desafia os limites do possível. 2024 foi marcado pela consolidação da inteligência artificial como grande força motriz da inovação.
O investimento em AI generativa e tecnologias relacionadas foi um denominador comum das grandes empresas, impulsionando inovações em diversas áreas e abrindo portas a um futuro onde a interação entre humanos e máquinas se torna cada vez mais fluida e complexa.
Das fábricas aos céus, de empresas a atingirem valores bolsistas recordes a projetos que ambicionam colonizar outros planetas, o mundo está a ter evoluções impressionantes com as grandes empresas a tentarem o melhor lugar na “pole-position”. Deixamos-lhe as escolhas da equipa da Instinct das principais conquistas das gigantes em 2024.
- Neuralink faz o primeiro implante cerebral em humano 🧠

O primeiro implante da Neuralink, uma das empresas de Elon Musk, foi colocado no cérebro de um humano, Arbaugh, tetraplégico desde 2016, após um acidente de mergulho.
Batizado de Telepathy, o implante, colocado numa cirurgia realizada por um robô, permite controlar smartphones e computadores através da atividade cerebral.
- Apple lança óculos de computação espacial Vision Pro 🔮🔮

Os óculos de computação espacial Apple Vision Pro foram lançados em fevereiro nos Estados Unidos, por 3500 dólares.
Entretanto, ao longo do ano, foram ficando disponíveis em mais alguns mercados: França, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, China, Hong-Kong, Singapura, Japão e nos Emirados Árabes Unidos. Quanto ao lançamento em Portugal, ainda teremos de aguardar um pouco mais.
- BMW e Mercedes testam robôs humanóides nas suas fábricas 🤖

Primeiro a BMW, depois a Mercedes: as duas marcas começaram este ano testes para a integração de robôs com forma humana nas suas linhas de produção.
A BMW começou a testar a utilização de robôs humanóides na sua fábrica nos Estados Unidos, resultado da parceria com a empresa de robótica Figure.
Já os robôs da Mercedes são da empresa de robótica Apptronik e têm capacidade para levantar até 25 quilos e para realizar tarefas fisicamente exigentes, como transportar peças até às linhas de montagem e inspecionar componentes.
- Nvidia torna-se a empresa mais valiosa do mundo 💰

A Nvidia tornou-se, pela primeira vez na sua história, a empresa mais valiosa do mundo, ainda que muito brevemente. Isto aconteceu em junho, quando a gigante atingiu um valor bolsista de 3,34 biliões de dólares, ultrapassando a Microsoft (3,32 biliões) e Apple (3,27 biliões).
Em outubro, voltou a subir ao topo da tabela e em novembro conseguiu o mesmo feito.
A fabricante de chips e soluções de processamento continua a cativar o interesse dos investidores, enquanto a procura de chips para inteligência artificial não dá sinais de abrandar.
- Tesla apresenta robotáxi Cybercab e Robovan 🚘

Elon Musk apresentou o protótipo do Cybercab, um veículo sem volantes e sem pedais, com dois lugares e concebido para transportar passageiros sem necessidade de motorista.
A sua produção deve começar em 2026. O CEO da Tesla apresentou também a Robovan, uma carrinha autónoma capaz de transportar até 20 pessoas ou mercadorias.
Tanto o Cybercab como a Robovan vão ser carregados por indução, podendo deslocar-se até uma estação para recarregar, sem necessidade de ligação à tomada.
- SpaceX consegue pousar propulsor do Starship 🚀

No quinto lançamento de teste da Starship, o maior foguetão espacial já construído e que pesa cerca de 5000 toneladas, a SpaceX conseguiu fazer com que o seu propulsor, o Super Heavy, regressasse à base após o lançamento, de maneira a poder ser reutilizado.
Além disso, também cumpriu com sucesso o objetivo de fazer a nave aterrar, de forma controlada, no Oceano Índico.
A Starship pretende ser o primeiro serviço privado a chegar à Lua e a Marte.
- Google fecha acordo com Kairos Power 💥

A Google fechou um acordo com a empresa californiana Kairos Power para a aquisição de minirreatores nucleares para alimentar os seus data centers de inteligência artificial, que têm elevados consumos de energia.
O objetivo é conseguir maior eficiência na produção de energia e responder ao crescimento do uso da AI generativa, acelerando a transição para energia limpa.
A gigante tecnológica prevê que o primeiro reator fique ativo até 2030 e os seguintes até 2035, mas os detalhes do acordo entre as duas empresas ainda não foram anunciados.
- Combate de boxe entre Jake Paul e Mike Tyson na Netflix chega a 65 milhões de lares 🥊

O combate de boxe entre Jake Paul e Mike Tyson transmitido pela Netflix, e que deu a vitória ao primeiro ao fim de oito rounds, atingiu um pico de 65 milhões de acessos em simultâneo.
Este evento foi um sucesso também em termos de receitas de bilheteira (18 milhões de dólares) e de prémios para os lutadores, que receberam um total de 60 milhões de dólares (40 para Paul e 20 para Tyson).
Este evento foi sinal de uma grande aposta da plataforma na transmissão em direto de eventos desportivos.
- Bitcoin ultrapassa pela primeira vez os 100 mil dólares 🪙

A Bitcoin, a criptomoeda mais utilizada, ultrapassou pela primeira vez a marca dos 100 mil dólares.
Isto aconteceu depois de Donald Trump ter escolhido o advogado republicano Paul Atkins para liderar o regulador dos mercados financeiros norte-americanos, a SEC.
Em 2024, a bitcoin cresceu mais de 120% para 93,5 biliões de dólares.
- Google anuncia chip quântico de última geração Willow ✨

A Google anunciou o Willow, um chip quântico de última geração, equipado com 105 bits quânticos (qubits). De acordo com a empresa, o Willow concluiu um teste computacional padrão em menos de 5 minutos, uma tarefa que o supercomputador mais rápido do mundo demoraria cerca de 10 septilhões de anos a completar.
Com este chip, a empresa diz ter conseguido resolver um dos grandes problemas associados aos sistemas quânticos, os erros de processamento quântico, permitindo reduzir os erros exponencialmente à medida que se aumenta a escala, usando mais qubits.