Investigadores do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, conseguiram produzir, pela primeira vez a nível mundial, filetes de robalo cultivados em laboratório através de bioimpressão 3D. O objetivo final é oferecer uma alternativa sustentável e de alta qualidade para consumo.
Esta inovação, liderada por Frederico Ferreira, nasceu de um projeto de Diana Marques, aluna de doutoramento em Bioengenharia, que em 2019 propôs a criação de sushi em laboratório. O projeto evoluiu de sashimi para filetes com textura e cheiro idênticos ao robalo convencional.
O processo, livre das etapas poluentes da pesca tradicional, inicia-se com células estaminais que se diferenciam em células de músculo e gordura. Estas são combinadas numa biomassa que, através da bioimpressão 3D, ganha a forma de filete. A bioimpressora, adaptada de um modelo comercial por Afonso Gusmão, aluno de doutoramento, utiliza biotintas desenvolvidas por Diana Marques, garantindo a segurança para consumo.
A produção de carne e peixe em laboratório é, de acordo com os investigadores, uma alternativa ecológica à pesca e pecuária tradicionais, com menor impacto ambiental e sem sofrimento animal. Frederico Ferreira apelida-a de “quarta revolução agrícola”, prevendo a necessidade de diversificar as fontes de proteína animal no futuro.
Os próximos passos incluem testes com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), onde especialistas vão avaliar os filetes impressos. A equipa aguarda também pela evolução da legislação europeia que permita a prova pública destes alimentos, a exemplo do que já acontece em países como Singapura e Estados Unidos.
Os cientistas acreditam que, em cinco anos, esta inovação pode vir a ter um impacto significativo no mercado.
AMD compra a World Labs por 8,2 mil milhões | Anthropic reserva $11,6 mil milhões…
A Postaway recupera os postais vintage e envia-os em formato digital, com um elemento de…
Meta torna os Ray-Ban mais discretos e mais inteligentes | Xiaomi entra na corrida dos…
E se a escrita de Michelangelo pudesse ganhar uma nova vida no mundo digital? Neste…
O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.
Meta leva o agente Muse para os óculos inteligentes | ChatGPT passa a executar tarefas…