Disney investe mil milhões na OpenAI
A Disney anunciou um investimento de mil milhões de dólares na OpenAI e um acordo de licenciamento que permite que mais de 200 personagens icónicas das suas marcas, como a Pixar e a Marvel, sejam usadas para gerar vídeos curtos com AI na plataforma Sora da OpenAI.
O acordo, com duração de três anos, dá aos utilizadores a capacidade de criar e partilhar vídeos com essas personagens. Parte dos conteúdos gerados pelos fãs pode vir até a ser exibida no Disney+.
Além disso, a Disney vai usar a tecnologia da OpenAI internamente, incluindo ferramentas como o ChatGPT nas suas operações.
Warner Bros desejada pela Netflix e Paramount

A Paramount Skydance lançou uma oferta pública de aquisição no valor de 108,4 mil milhões de dólares para adquirir a Warner Bros. Discovery (WBD). A proposta, totalmente em dinheiro, surgiu dias depois de a Netflix ter anunciado um acordo para comprar os estúdios e a plataforma de streaming da Warner por cerca de 82,7 mil milhões de dólares.
A empresa liderada por David Ellison afirma que a sua proposta é superior e mais segura para os acionistas. A contraoferta da Paramount inclui todas as divisões, estúdios, plataformas de streaming e canais por cabo, e promete mais valor imediato em dinheiro aos investidores.
A decisão final sobre qual proposta prevalece depende agora dos acionistas da Warner e da aprovação dos reguladores, num processo que pode prolongar‑se.
Google fecha contrato com a NATO

A NATO assinou um contrato plurianual de vários milhões de dólares com a Google para serviços de cloud computing, numa clara aposta na modernização digital da aliança militar.
Paralelamente, a gigante tecnológica está a preparar‑se para desafiar a dominância da Nvidia no mercado de chips para inteligência artificial.
De acordo com rumores no mercado, a Meta estará em negociações para adquirir os TPUs da Google e instalar esses processadores nos seus próprios centros de dados já a partir de 2027.