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OPA da Microsoft ao Yahoo! e os próximos capítulos…

 

Terry Semel
Terry Semel

Os últimos tempos do Yahoo! têm sido difíceis com o “loop” entre descidas de resultados, anunciados trimestralmente, e vários problemas na organização.  Os accionistas bem tentaram colocar “rumo” no Yahoo! (NASDAQ:YHOO) , quando há sete meses, afastaram Terry Semel do cargo de CEO (passando a Chaiman não-executivo) e nomearam um dos fundadores da companhia, Jerry Yang para tentar recuperar os resultados.

Durante o último ano, foram conhecidos alguns contactos entre a Microsoft (NASDAQ:MSFT) e o Yahoo!, mas o mercado estava longe de suspeitar que poderia estar a preparar-se uma Oferta Pública de Aquisição (OPA).

 

Ficam os factos que marcaram os dias antes e depois do anúncio da OPA:

Jerry Yang


29 JAN
Jerry Yang anúncia os resultados do quarto trimestre do Yahoo! com uma descida nos lucros de 23% face ao período homólogo, e menos 12% na variação anual (para os $660 milhões). Para 2008, são tímidas as perspectivas de Yang.

Em consequência dos resultados apresentados, as acções caem para $19,05 (igualando valores de 2003). No mesmo dia, o Yahoo! anuncia que vai efectuar um corte de 1.000 postos de trabalho.

31 JAN – Terry Semel anuncia a sua saída do Yahoo! para se dedicar a full time à sua empresa Windsor Media (para onde saíram recentemente dois importantes directores também do Yahoo! ). As acções do Yahoo! fecham nos $19,18.  Com este “sinais”, Steve Balmer, o CEO da Microsoft percebeu que era a hora de avançar… Em consequência dos resultados apresentados, as acções caem para $19,05 (igualando valores de 2003). No mesmo dia, o Yahoo! anuncia que vai efectuar um corte de 1.000 postos de trabalho.

11 FEV – O Board do Yahoo! recusa a oferta da Microsoft. Jerry Yang explica num e-mail a todos os funcionários, o porquê da recusa e, é muito mais optimista sobre o potencial do Yahoo! do que quando anunciou os resultados a 29 de Janeiro. Nos dias seguintes, surgiram vários cenários para o futuro do Yahoo!, desde a possibilidade de uma subida do valor de oferta da Microsoft, fusão com o AOL, aliança com o Google (para a rentabilização da área de search marketing) ou fusão com a Newscorp (NYSE:NWS.A) / Fox Interactive Media (que detêm entre outros activos, o MySpace e a IGN) de Rupert Murdoch.  De todos os cenários, o menos provável é a aliança com o Google, mas a acontecer, seria a segunda vez, já que em 2000 o Yahoo! cedeu a área de search marketing, por não acreditar na sua rentabilidade, a uma pequena empresa criada por dois jovens que se chamava Google.

Seja qual for o desfecho desta OPA, estou certo que o Google não vai ficar indiferente e vai mesmo responder com a compra de players de media (display marketing). Um dos potenciais alvos pode ser a cnetnetworks (NASDAQ:CNET), que à semelhança do Yahoo!, tem dado sinais de grande fragilidade (descida de resultados, falta de rumo e saída de quadros de direcção).  Assim, é bem possível que um destes dias a notícia seja: “Google lança OPA à cnetnetworks”.

Nota: Artigo publicado no jornal Meios & Publicidade de 29/02/2008

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Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
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