Voltar ao topo

2012:Evolução em bolsa dos gigantes tecnológicos

A instabilidade económica não afetou a valorização das principais empresas tecnológicas e dot.com durante 2012.
Amazon e Apple foram os gigantes que mais valorizaram e se destacaram com crescimentos de dois dígitos, + 44,92 %  e 31,39% respetivamente.
Para além da valorização dos títulos, a Apple distribuiu dividendos de 2,65 USD por ação em Agosto e Novembro e a Microsoft de 0,2 USD em Fevereiro, Maio, Agosto e de 0,23 USD em Novembro.

A grande novidade deste ano foi a entrada em bolsa do Facebook… que desvalorizou – 29,94% desde a entrada em bolsa em Maio até final do ano… mas, 2013 tem tudo para ser um grande ano para o Facebook

Assim, o raking destas seis empresas fica ordenado da seguinte forma:

Posição Empresa Valorização
1 Amazon + 44,92 %
2 Apple + 31,9 %
3
Google + 9,51 %
4 Microsoft + 2,89 %
5 Facebook – 29,94%

Veja no gráfico abaixo a evolução das cotações de Janeiro a Dezembro de 2012 – Clique para aumentar – Fonte: Google Finance

2012-EvolBolsa-Gang4+1

 

Uma das empresas que continua em descida acentuada é a RIM, fabricante dos smartphones Blackberry, que depois no ano de 2011  ter descido – 75,28% continuou em trajectória descendente durante 2012 a descer – 18,14%.
Clique para aumentar – Fonte: Google Finance

2012-RIMM

Relacionados:

2011: Evolução em bolsa dos 6 (+1) titãs

2010: Evolução em bolsa dos 6 titãs

Apple, Google, Microsoft, Nokia, Sony e Amazon
Titãs em competição pelo “Monopólio de Consumidores” e “Portagem na Ponte”

Author avatar
Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
We use cookies to give you the best experience.