Do fim do FM (na Noruega) ao regresso de Steve Jobs (em livro)

Para quem ainda não percebeu que estamos na Era Digital, as notícias da última semana dão-nos a certeza e antecipam anos de grande mudança social e económica.

O anúncio do fim das emissões de rádio em FM na Noruega re-abre o debate sobre o futuro da Rádio. DAB, OnLine ou Rádio híbrida? A dúvida está “No Ar”… a resposta depende do cruzamento de interesses dos fabricantes de equipamentos, empresas tecnológicas e claro das Rádios.

Os últimos resultados da NETFLIX baralham os analistas, mas convencem os investidores… e fica cada vez mais claro que o fim do consumo e do modelo de negócio dos Media e em particular da Televisão como o conhecemos está prestes a acabar. E não é apenas o NETFLIX que vai contribuir nesta alteração. O logotipo escolhido pela Apple para a sua conferência anual – WWDC – deixa a pista que o ponto central será a APPLE TV e que este dispositivo será o “Epicentro da mudança”.

E se do lado dos Media, a sua transformação já tinha sido antecipada há muitos anos por McLuhan, do lado da Saúde só recentemente, com o surgimento dos wearables foi possível vislumbrar a revolução nesta indústria potenciada pelos dados captados em tempo real por cada um. Todos saberemos mais sobre o nosso corpo do que alguma vez imaginámos…
Os gigantes IBM, Apple, Johnson&Johnson e Medtronic anunciaram uma parceria que tem como objetivo juntar esforços e liderar a revolução no setor da Saúde.

Para os que pensavam que a filandesa NOKIA estava “morta” depois da venda da unidade de mobile à Microsoft, a “Fénix renasce das cinzas” e anunciou a aqusição da francesa Alcatel-Lucent. Será um concorrente de peso à “vizinha” sueca Ericsson.

Quem achou que depois da biografia autorizada de Steve Jobs, escrita por Walter Isacsson tudo tinha sido escrito sobre “mágico genial”, estava enganado. O livro Becoming Steve Jobs escrito por Brent Schlender e Rick Tetzeli (que será lançado no mesmo dia do Apple Watch – 24 de Abril), promete revelações e detalhes nunca antes desvendados e é recomendado e “apadrinhado” por alguns dos melhores amigos de Steve Jobs, entre os quais Ed Catmull com quem criou a PIXAR. É sempre bom saber mais sobre Steve Jobs e sobre o seu grandioso contributo para a Era Digital.

Deixe-se levar pelos bits! 🙂

Aqui fica em versão video do comentário e a (rápida) análise na Edição das 12 do Económico TV:

Tagged with: