Voltar ao topo

Do fim do FM (na Noruega) ao regresso de Steve Jobs (em livro)

Para quem ainda não percebeu que estamos na Era Digital, as notícias da última semana dão-nos a certeza e antecipam anos de grande mudança social e económica.

O anúncio do fim das emissões de rádio em FM na Noruega re-abre o debate sobre o futuro da Rádio. DAB, OnLine ou Rádio híbrida? A dúvida está “No Ar”… a resposta depende do cruzamento de interesses dos fabricantes de equipamentos, empresas tecnológicas e claro das Rádios.

Os últimos resultados da NETFLIX baralham os analistas, mas convencem os investidores… e fica cada vez mais claro que o fim do consumo e do modelo de negócio dos Media e em particular da Televisão como o conhecemos está prestes a acabar. E não é apenas o NETFLIX que vai contribuir nesta alteração. O logotipo escolhido pela Apple para a sua conferência anual – WWDC – deixa a pista que o ponto central será a APPLE TV e que este dispositivo será o “Epicentro da mudança”.

E se do lado dos Media, a sua transformação já tinha sido antecipada há muitos anos por McLuhan, do lado da Saúde só recentemente, com o surgimento dos wearables foi possível vislumbrar a revolução nesta indústria potenciada pelos dados captados em tempo real por cada um. Todos saberemos mais sobre o nosso corpo do que alguma vez imaginámos…
Os gigantes IBM, Apple, Johnson&Johnson e Medtronic anunciaram uma parceria que tem como objetivo juntar esforços e liderar a revolução no setor da Saúde.

Para os que pensavam que a filandesa NOKIA estava “morta” depois da venda da unidade de mobile à Microsoft, a “Fénix renasce das cinzas” e anunciou a aqusição da francesa Alcatel-Lucent. Será um concorrente de peso à “vizinha” sueca Ericsson.

Quem achou que depois da biografia autorizada de Steve Jobs, escrita por Walter Isacsson tudo tinha sido escrito sobre “mágico genial”, estava enganado. O livro Becoming Steve Jobs escrito por Brent Schlender e Rick Tetzeli (que será lançado no mesmo dia do Apple Watch – 24 de Abril), promete revelações e detalhes nunca antes desvendados e é recomendado e “apadrinhado” por alguns dos melhores amigos de Steve Jobs, entre os quais Ed Catmull com quem criou a PIXAR. É sempre bom saber mais sobre Steve Jobs e sobre o seu grandioso contributo para a Era Digital.

Deixe-se levar pelos bits! 🙂

Aqui fica em versão video do comentário e a (rápida) análise na Edição das 12 do Económico TV:

Author avatar
Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
We use cookies to give you the best experience.