
Facebook, uma verdadeira empresa de Media
- O Facebook é, definitivamente, uma empresa de Media: fez all-in e vai desafiar a indústria de TV com uma uma App para boxes de streaming, como a Apple TV.
- O conteúdo é rei, mas a sua produção acarreta elevados custos, pelo que o Facebook segue a estratégia de atrair os “peixes” para a sua rede.
Já não há dúvidas de que o Facebook é uma empresa de Media e que está a fazer um grande investimento na área de vídeo. A empresa fez all-in e vai desafiar os líderes da indústria de TV com o lançamento de uma App para boxes de streaming, como a Apple TV, para captar receitas em publicidade televisiva.
190 mil milhões são investidos em anúncios televisivos nos Estados Unidos, pelo que se o Facebook conquistar 3% deste valor arrecada mais de 5,7 mil milhões de dólares para a sua receita anual.
O conteúdo continuará a ser rei, mas a sua produção acarreta elevados custos, pelo que o Facebook segue a estratégia de atrair os “peixes” para a sua rede, que já tem perto de 1,9 mil milhões de utilizadores ativos por mês:
- Está, novamente, a saber aproveitar os media para captar conteúdos de vídeo para a sua plataforma de livestreaming e está a avançar com uma abordagem inteligente, criando parcerias com empresas de media e “agarrando” talentos, como escritores, celebridades e outras personalidades da internet com milhões de seguidores.
Está em conversações com empresas de Media para adquirir direitos exclusivos de transmissão de conteúdos de vídeo, tendo já abordado estúdios de TV e produtores de vídeo (os conteúdos serão inseridos num espaço exclusivo ao consumo de vídeo, semelhante ao YouTube).
- Está a ajustar o seu algoritmo para privilegiar vídeos de longa duração (ao estilo TV), que mantenham os utilizadores “agarrados” ao Facebook.
É expectável que a nova App de TV sirva também de plataforma de distribuição destes conteúdos.
O facto de as tecnológicas estarem a invadir o território dos media, produzindo conteúdos, disponibilizando as suas plataformas de distribuição e captando publicidade, tornará cada vez mais difícil a vida às empresas de media que não alarguem e diversifiquem os seus modelos de negócio.
No caso concreto do Facebook, este apresenta-se como uma empresa tecnológica, mas, na verdade, é uma empresa de media (distribuidora de conteúdos), já que a publicidade é a sua maior fonte de receitas. O facto de ser uma multi-plataforma, multi-media, multi-app à qual os utilizadores acedem múltiplas vezes por dia faz do Facebook o melhor distribuidor de (qualquer) conteúdo do planeta.