Walmart intensifica aposta no digital

  • Walmart prepara-se para adquirir a empresa de vestuário masculino Bonobos.
  • Com a compra, poderá aplicar a outras unidades de negócio algumas das estratégias que permitiram à Bonobos tornar-se rentável com a sua política de entregas gratuitas.

A Walmart está a tentar reduzir a larga margem que a separa do esmagador domínio da Amazon. Depois de adquirir, por exemplo, a Jet.com (3.3 mil milhões de dólares), prepara-se para adquirir outra empresa, desta vez a marca de vestuário masculino Bonobos, por 300 milhões de dólares. Trata-se, mais uma vez, de procurar entender e aplicar os modelos de gestão e operação de uma startup que nasceu no digital, mas que já expandiu para retalho físico.

Com esta compra, a Walmart irá beneficiar do modelo de negócio (rentável) da Bonobos, assente em entregas gratuitas e numa política de devolução, podendo vir a aplicar algumas destas estratégias a outras unidades de negócio.

Para se tornar mais competitiva, a gigante do retalho tem vindo a fazer uma série de aquisições de players nativos digitais (Jet.comModClothMooseJawShoeBuy e Hayneedle). Desta forma, adquire novos talentos, consegue chegar a novas audiências e beneficia de uma liderança com experiência em e-commerce, através dos gestores destas empresas, podendo manter estes negócios independentes e, potencialmente, rentáveis.

“Estamos a ficar para trás (…) necessitamos de recuperar.” – Marc Lore, CEO da Walmart E-Commerce.

A Bonobos, concretamente, constrói o seu modelo casando a fluidez do e-commerce (conhecimento do cliente, personalização, rapidez) à experiência de loja física com um fio condutor único centrado na conta de cliente.

A marca norte-americana de roupa para homem tem atualmente mais de vinte lojas – Guideshops – nos Estados Unidos. Estes espaços propõem aconselhamento personalizado através de marcação, acompanhamento e a possibilidade de experimentar a integralidade da coleção, tudo isto sem ter qualquer stock para venda na loja. O consultor de venda pode encomendar online  produtos que o cliente receberá posteriormente ou enviar-lhe um email com o resumo da sua visita. De acordo com Andy Dunn, fundador da Bonobos, cerca de 80% dos clientes que passam por uma Guideshop compram online.

Uma orquestração perfeita de todos os pontos de contacto: físico, email, webstore…

Tagged with: