
BBVA: open innovation para aumentar audiência
- BBVA está a apostar no Open banking.
- Posicionamento aumenta o número de canais de distribuição do banco e oferece serviços inovadores.
O BBVA está a adaptar-se às tendências ditadas pelos novos players fintech, posicionando-se estrategicamente na área de Open banking. O banco abriu os seus dados a outras empresas para a integração e oferta dos seus produtos em Apps terceiras.
Porque é que isto é relevante para as instituições financeiras? Este modelo de Open Innovation é uma forma de aumentar significativamente os canais de distribuição e de chegar a uma audiência mais vasta. Uma vez que outras empresas podem disponibilizar a oferta de um banco nas suas aplicações, um utilizador pode, por exemplo, financiar uma compra numa loja solicitando um crédito a uma instituição bancária através de uma aplicação terceira.
Com este posicionamento, o BBVA faz com que os produtos cheguem a uma base mais sólida de utilizadores, através de canais não bancários, aumentando o nível de familiaridade aos seus produtos em múltiplas plataformas. O que permite vender os seus produtos a uma audiência mais vasta e gerar novas receitas.
Para os bancos, o Open banking é uma forma de encontrar novos modelos de negócio e fontes de receita, permitindo oferecer um leque alargado de serviços inovadores aos seus clientes sem terem de os criar do zero e ganhar acesso a novos canais de distribuição para os seus produtos existentes.
Melhoria da experiência do utilizador
Concorrer com os novos “campeões” da experiência do utilizador é, hoje, o verdadeiro desafio das organizações tradicionais, pelo que o BBVA está a apostar também na utilização de inteligência artificial e na análise de dados para personalizar os seus produtos e criar experiências mais fluídas.
O banco lançou um serviço (Online Onboarding) que permite a abertura de uma conta via mobile, em poucos minutos. Através do upload de uma fotografia do cartão de identificação e de uma selfie, o banco utiliza tecnologia de reconhecimento facial para verificar a identidade do utilizador e através de uma chamada de vídeo faz a confirmação.
Créditos imagem destaque: BBVA