Hashgraph, uma nova revolução nas transações?

  • Hashgraph é a nova tecnologia que promete ser o futuro da Blockchain, a nível de eficiência, segurança e rapidez.
  • Esta pode ser uma verdadeira revolução no mundo das transações.

O Hashgraph é a nova tecnologia que promete ser o futuro da Blockchain. Este algoritmo pode trazer uma revolução equiparada ao surgimento da Internet, transformando completamente a natureza dos sistemas económicos, sociais e políticos, o que irá ter impacto nas mais variadas indústrias e será um novo desafio para as empresas.

A tecnologia, desenvolvida pela plataforma de software Swirlds, revela potencial em termos de eficiência, segurança e rapidez e poderá vir a ser integrada em aplicações para vários fins, nomeadamente micro-pagamentos.

O Hashgraph permite fazer mais de 250 mil transações por segundo (versus 7 por segundo da Bitcoin) e, ao contrário da Blockchain, ninguém pode definir a ordem em que as transações surgem, atrasar pedidos ou impedir que estas entrem no sistema.

Assim que um “evento” ocorre, todos os intervenientes são informados em minutos e só determinados dados da transação é que são armazenados, o que reduz para 1GB a necessidade de armazenamento de informação (Bitcoin é de 60GB) e permite a um smartphone servir como ponto de conexão para a transmissão de dados.

Nenhum membro pode impedir que a comunidade chegue a um consenso (um contrato entre utilizadores que determina as regras de funcionamento das transações), nem alterá-lo assim que este é atingido, o que aumenta a garantia de sucesso das transações. Além disso, qualquer utilizador tem a liberdade de criar transações e blocos (de informação) quando quiser, sem restrições.

Tudo isto é possível através da utilização do protocolo  “Gossip about Gossip“: quando um membro fala com o outro, para além de passar a informação da transação, passa também uma pequena quantidade de informação) que diz quem foi a última pessoa com quem falou e quando) e do sistema de virtual voting.

Mance Harmon, CEO da Swirlds, Jordan Fried, Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócio, explicaram, recentemente, os conceitos básicos do Hashgraph:

Author avatar
FABERNOVEL
A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
We use cookies to give you the best experience.