StreetPress testa novo modelo de remuneração para os Media

  • A revista StreetPress está a solicitar o “mining” de criptomoedas aos seus leitores.
  • Com a queda das receitas em publicidade, os Media estão a tentar encontrar novas fontes de receita.

Os Media foram das primeiras indústrias a sentir na pele o impacto do Digital e têm repartido com as gigantes digitais uma grande fatia do seu bolo de publicidade. A revista StreetPress está, por isso, a testar um novo modelo de negócio: solicitar aos seus leitores que façam o “mining” de uma criptomoeda durante o tempo que estes navegam no website, de forma a gerar receitas para a publicação.

A ideia é utilizar os computadores e smartphones dos utilizadores para que estes façam cálculos e gerem criptomoeda que reverte para a StreetPress. Esta passa, assim, a ser uma forma de “pagar” pelo acesso aos conteúdos online da revista e que pode ser alternativa à utilização de “paywalls”, por exemplo.

Ao desenvolver artigos de investigação, a StreetPress está a explorar conteúdos de qualidade que promovem um maior tempo de permanência no seu website e, consequentemente, a aumentar o potencial de gerar receitas, através do “mining”. Os websites podem gerar cerca de 43 mil euros, em três semanas, através deste método, segundo um estudo da AdGuard.

O “mining” da criptmoeda Monero, utilizada pela StreetPress nesta experimentação, é semelhante ao “mining” de outras moedas digitais, como a Bitcoin. Pode ver aqui como se processa:

 

Tagged with: