
Alibaba, à conquista da indústria automóvel
- A Alibaba está a fazer um grande investimento na transformação da indústria automóvel.
- Os fabricantes tradicionais estão a ficar cercados pelos novos players norte-americanos e chineses.
A Alibaba criou um império a partir do e-commerce, mas tem vindo a entrar em novos mercados e a diversificar a sua oferta e as suas fontes de receita.
O setor automóvel tem sido uma grande aposta da Alibaba: desenvolveu o sistema operativo AliOS para objetos conectados (IoT) com um enfoque nos automóveis; iniciou a venda de automóveis através da plataforma Tmall; criou uma vending machine para facilitar a experiência de compra; e acaba de investir, juntamente com a Foxconn, 350 milhões de dólares na Xiaopeng, a “Tesla” chinesa (da qual detém cerca de 10% da empresa).
Este investimento na Xiaopeng é mais um sinal de que a Alibaba está a apostar na transformação da indústria automóvel, em particular na mobilidade elétrica que está em rápido crescimento na China.

Conectividade no automóvel
Com este investimento, tudo indica que é provável a integração do sistema operativo da Alibaba nos automóveis da Xiaopeng, tal como já aconteceu com a BMW, a Ford e a Honda, que estão a trabalhar com a Alibaba para tornar os seus automóveis conectados.
A transformação da indústria automóvel está em ritmo acelerado e os fabricantes tradicionais parecem estar cada vez mais dependentes das empresas tecnológicas para se manterem relevantes e competitivos.
A transformação na indústria dos transportes é importante para a sua empresa? Contacte a FABERNOVEL INNOVATE: