Bingobox: A “Amazon Go” chinesa

  • O conceito de “grab-and-go” nas lojas de conveniência está a ser redefinido pelos players digitais.
  • A chinesa Bingobox criou lojas de conveniência completamente automatizadas.

Sem cash, sem staff e sem filas. O conceito de “grab-and-go” nas lojas de conveniência está a ser completamente redefinido pelos players digitais. É o caso da Bingobox, uma versão da “Amazon Go”, lançada em 2016 pela startup chinesa Bingo Fresh e que está agora a ser implementada em parceria com o grupo Auchan na China.

Este mini-supermercado conectado permite realizar compras a qualquer hora, de uma forma tão fluída e simples quanto no online, através de lojas de conveniência totalmente automatizadas e móveis.

O processo é muito simples: o cliente entra na “box” utilizando um leitor de QR codes. Faz o scan de um código, através da aplicação WeChat, escolhe os produtos (todos com etiquetas NFC) e procede ao pagamento numa caixa sem staff, que deteta os produtos que foram retirados das prateleiras.

Uma das grandes vantagens para o negócio é uma redução considerável dos custos operacionais, graças à redução de staff e à diminuição dos custos de renda, dada a dimensão mais reduzida das lojas. Além disso, o tempo de reposição de produtos é menor e requer menos pessoas, devido à gestão inteligente de inventário que permite uma reposição diária de produtos em 20 minutos. Desta forma, a Bingobox cria argumentos para atrair franchisees e criar um negócio B2B.

A Bingobox possui já mais de 200 lojas de conveniência completamente automatizadas, em 29 cidades chinesas (a curto prazo tem como objetivo chegar às 5 mil) e captou um investimento total de 94,7 milhões de dólares, de empresas como a Fosun e a GGV Capital.


Se a transformação na indústria do retalho é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL INNOVATE:

Tagged with: