Neste Innovation Talk juntamos filosofia e tecnologia, tendo como convidado Hugo Pinto, CEO da Inovaworks e um aficionado da Teoria da Simulação.

Já lá vão uns anos desde que lemos a Alegoria da Caverna 📖 (escrito no Séc. IV A.C.) do filósofo grego Platão… muito distante da tecnologia que já faz parte do nosso quotidiano. Resumindo, Platão filosofava sobre os prisioneiros de uma caverna, que apenas conseguiam ver as sombras projetadas na parede e que as consideravam ser a realidade.

E se vivermos numa “Alegoria da Caverna”? 😱

Em 2016, na Code Conference, Elon Musk respondeu a um participante sobre a possibilidade de vivermos num simulador.

 

Para sustentar ainda mais esta teoria de que a nossa realidade pode ter sido criada e ser gerida por um simulador, o físico Hong Qin da Universidade de Princeton acabou de desenvolver um algoritmo que consegue prever a órbita planetária 🌍 e que será em breve aplicado para prever o comportamento do plasma 🩸 e fenómenos naturais ⛈.

E se isto lhe faz lembrar o filme 🎥 Matrix, está certo. Não, não se belisque… possivelmente isso já foi previsto pelo “simulador”. 😜 Decida antes, se quer tomar o comprimido azul ou vermelho? 😊

 

 

Fica por isso, como sugestão (re)ver a trilogia Matrix.

Bom fim de semana! 🍿 

 

SuperToast é um projeto editorial da Fabernovel que distribui o futuro hoje para preparar as empresas para o amanhã.