Alegoria da Caverna 😱😊

Neste Innovation Talk juntamos filosofia e tecnologia, tendo como convidado Hugo Pinto, CEO da Inovaworks e um aficionado da Teoria da Simulação.

Já lá vão uns anos desde que lemos a Alegoria da Caverna 📖 (escrito no Séc. IV A.C.) do filósofo grego Platão… muito distante da tecnologia que já faz parte do nosso quotidiano. Resumindo, Platão filosofava sobre os prisioneiros de uma caverna, que apenas conseguiam ver as sombras projetadas na parede e que as consideravam ser a realidade.

E se vivermos numa “Alegoria da Caverna”? 😱

Em 2016, na Code Conference, Elon Musk respondeu a um participante sobre a possibilidade de vivermos num simulador.

 

Para sustentar ainda mais esta teoria de que a nossa realidade pode ter sido criada e ser gerida por um simulador, o físico Hong Qin da Universidade de Princeton acabou de desenvolver um algoritmo que consegue prever a órbita planetária 🌍 e que será em breve aplicado para prever o comportamento do plasma 🩸 e fenómenos naturais ⛈.

E se isto lhe faz lembrar o filme 🎥 Matrix, está certo. Não, não se belisque… possivelmente isso já foi previsto pelo “simulador”. 😜 Decida antes, se quer tomar o comprimido azul ou vermelho? 😊

 

 

Fica por isso, como sugestão (re)ver a trilogia Matrix.

Bom fim de semana! 🍿 

 

SuperToast é um projeto editorial da Fabernovel que distribui o futuro hoje para preparar as empresas para o amanhã.

Author avatar
Nuno Ribeiro
Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Foi diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.
We use cookies to give you the best experience.