Karos: um serviço de boleias para curtas distâncias

  • A Karos é uma aplicação de boleias para curtas distâncias, focada nas deslocações diárias de casa para o trabalho.
  • O segredo do sucesso é o facto de aprender os hábitos de deslocação. Ou seja, através de um algoritmo prevê com precisão as próximas viagens dos utilizadores e automatiza todo o processo de organização da boleia.


Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Na Europa, 70% das pessoas utilizam o carro para se deslocar para o trabalho e na grande maioria dos casos o carro só transporta o condutor. A Karos nasceu em França com o objetivo de aproveitar os lugares vazios. Fundada por Olivier Binet e Tristan Croiset, esta startup desenvolveu um serviço de boleias para curtas distâncias, focado nas deslocações diárias de casa para o trabalho, criando, assim, um novo sistema de transporte público dentro das cidades. 

O segredo do sucesso da aplicação é o facto de aprender os hábitos de deslocação dos utilizadores. Através de inteligência artificial e de geolocalização, a App sugere automaticamente uma boleia, um ponto de encontro e uma hora. Ou seja, prevê com precisão as próximas viagens dos utilizadores e automatiza todo o processo de organização da boleia. Desta forma, permite aceitar partilhar uma viagem através de um simples clique.

Com mais de 40 mil trajetos disponíveis, é possível conseguir uma boleia de última hora ou agendar, conseguindo uma poupança estimada por cada utilizador de cerca de 97 euros por mês. 

O modelo de negócio baseia-se numa comissão por cada viagem. 

Além de um modelo para consumidores finais B2C, a startup desenvolveu também uma oferta empresarial (B2B), que permite a empresas e instituições públicas disponibilizarem o serviço para deslocações dos colaboradores. 

Neste momento, só em França a aplicação tem mais de 400 mil utilizadores ativos e mais de 150 clientes empresariais e instituições.

Em 2020, a Karos quase duplicou o volume de negócios para 2,8 milhões de euros, esperando atingir a rentabilidade dentro de dois a três anos.

Depois de França, prepara-se para iniciar a expansão na Europa, sendo o próximo país onde vai iniciar operação a Dinamarca, através de uma parceria com o operador de serviços de mobilidade FDM.

Desde que foi fundada em 2014, a Karos já captou 16 milhões de dólares.

 


Se a transformação na indústria de mobilidade é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

    Author avatar
    FABERNOVEL
    A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
    We use cookies to give you the best experience.