• A Overstory desenvolveu uma solução para monitorizar florestas em tempo real, recorrendo a imagens de satélite que são analisadas através de inteligência artificial.
  • O software tem sido particularmente relevante para empresas da indústria de energia: indica a distância entre a florestação e as linhas de transmissão de energia e oferece também apoio no plano de mitigação de incêndios.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Fundada em 2018, a Overstory é uma startup dos Países Baixos que analisa as florestas, em tempo real, para evitar desastres como incêndios florestais e cortes de energia. A ideia nasceu num concurso de machine learning focado no combate às alterações climáticas, onde os fundadores da empresa Indra den Bakker e Anniek Schouten desenvolveram um sistema para monitorizar a desflorestação da Amazónia. 

Para fazer esta leitura das florestas, a solução recorre a imagens de satélite que são, posteriormente, analisadas através de inteligência artificial. O software permite não só uma deteção precoce da desflorestação, como também a identificação automática dos tipos de árvores e do seu estado e, ainda, uma estimativa do volume de madeira. 

Destinada a empresas, ONG e governos, a Overstory tem sido relevante para empresas da indústria de energia. Por exemplo, indica a distância entre a florestação e as linhas de transmissão de energia, o risco de quedas e oferece também apoio no plano de mitigação de incêndios. 

Estes dados para uma gestão inteligente da infraestrutura podem ser facilmente consultados através da plataforma que a Overstory desenvolveu. 

Até ao momento, já foram analisados mais 500 milhões de hectares em 64 países. 

A rede de parceiros inclui a EDP, a Rede Eléctrica de Espanha e a SBB, a empresa que regula os caminhos de ferro na Suíça.  

A Overstory esteve inicialmente incubada na Startup Lisboa e atualmente tem sede nos Países Baixos e também escritórios nos Estados Unidos. 

Desde que foi fundada em 2018, já captou 2 milhões de dólares, tendo a aceleradora americana Techstars como um dos investidores.


Se a inteligência artificial é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL: