
Sunday: pagamentos com QR Code em restaurantes
- A Sunday desenvolveu uma solução para a restauração que permite ao cliente final pagar a conta em poucos segundos, bastando apontar a câmara do smartphone para um QR code colocado na mesa.
- O pagamento pode ser efetuado com Apple Pay, Google Pay, Visa ou Mastercard e está incluída uma opção para dividir a conta com amigos. Para receber a fatura, basta colocar o email na aplicação.
A Sunday é uma aplicação de pagamentos por QR Code destinada à restauração, que permite aos clientes pagar a conta em poucos segundos. A startup lançou-se no mercado em 2021, aproveitando o facto de que, com a pandemia, muitos restaurantes banalizaram a utilização de QR Codes para o acesso aos menus.
Destinada a restaurantes, cafés, bares e hotéis, a solução da Sunday integra com a grande maioria das caixas registadoras (sistema POS). Para pagar a conta os clientes só têm de apontar a câmera do smartphone para o QR code colocado em cima da mesa e efetuar o pagamento através do telemóvel.
O pagamento pode ser efetuado com Apple Pay, Google Pay, Visa ou Mastercard e está incluída uma opção para dividir a conta com amigos. Para receber a fatura, basta colocar o email na aplicação.
Depois de um período gratuito de teste, a Sunday cobra aos restaurantes uma comissão por transação.
Nascida de um spin-off da cadeia de restaurantes italiana Big Mamma, a Sunday conta com mais de 1500 clientes restaurantes, incluindo as grandes cadeias de restauração Hippopotamus e Au Bureau.
O objetivo da startup é expandir a presença na América do Norte e na Europa, atraindo mais 15 mil restaurantes até ao final de 2022.
Com sede em Atlanta, nos Estados Unidos, a Sunday tem escritórios em Nova Iorque, Paris, Londres, Barcelona e Madrid.
Desde que foi fundada em abril de 2021, já captou 124 milhões de dólares. A DST Global e a Coatue são investidores.