VoloDrone: drone elétrico para transporte de carga pesada

  • O VoloDrone é um drone 100% elétrico e autoguiado, com uma autonomia para 40 quilómetros e com capacidade para transportar até 200 quilos de carga, de qualquer dimensão ou formato. 
  • O VoloDrone permite diferentes utilizações: desde a pulverização de campos agrícolas ao transporte de materiais pesados, bastante útil para estaleiros de construção e o transporte de encomendas pesadas. 

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Reconhecida pelos táxis aéreos elétricos para o transporte de passageiros, a startup alemã Volocopter está também a investir no transporte de carga. O VoloDrone é um drone 100% elétrico e autoguiado, com uma autonomia para 40 quilómetros e com capacidade para transportar até 200 quilos de carga, de qualquer dimensão ou formato. 

Isto é possível porque pode ser equipado com mecanismos próprios para o transporte de diferentes tipos de carga. Por exemplo, uma rede ou um contentor que pode ser encaixado no trem de aterragem do drone para o transporte de cargas que necessitem de proteção. 

A versatilidade do VoloDrone permite diferentes utilizações: desde a pulverização de campos agrícolas ao transporte de materiais pesados, bastante útil para estaleiros de construção (substituindo as tradicionais gruas) e, claro, também o transporte de encomendas pesadas. 

Em parceria com a empresa de logística DB Schenker, este drone realizou publicamente o primeiro voo, concretizando com sucesso o transporte de uma encomenda. Neste teste, a última milha da entrega foi depois realizada por uma bicicleta elétrica. 

Fica assim claro, o papel central que este tipo de drones pode vir a ter num sistema de entrega de encomendas multi-modal e 100% elétrico. 

As operações do VoloDrone vão ser suportadas por uma nova infraestrutura que a Volocopter está a construir (VoloPort), onde os veículos vão poder aterrar, trocar baterias e recolher novas encomendas.

 


Se a transformação na mobilidade é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

    Author avatar
    FABERNOVEL
    A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
    We use cookies to give you the best experience.