• O Ameca é um robô humanóide capaz de replicar, de forma muito realista, as expressões faciais e movimentos corporais humanos. 
  • Criado pela Engineered Arts, o objetivo é que este robô possa ser programado por outras empresas para testar, por exemplo, software de reconhecimento facial, de voz e sistemas de visão computacional. 

Muitas vezes, a ficção científica antecipa aquilo que será o futuro. Os robôs da Engineered Arts fazem-nos sentir como se estivéssemos próximos da realidade do filme de ficção científica “I, Robot”, passado em 2035 e no qual os robôs humanóides interagem diariamente com os humanos. 

Esta empresa britânica de robótica desenvolveu um robô humanóide, batizado de Ameca, que é capaz de replicar de forma muito realista as nossas expressões faciais e movimentos corporais. 

Robô Ameca

Apesar de ser apontado como um dos robôs com forma humana mais avançados do mundo, ainda não consegue caminhar, mas isso estará para breve. 

O grande objetivo da Engineered Arts é que o Ameca, seja uma plataforma para o desenvolvimento da inteligência artificial. Ou seja, permitir a outras empresas programar o robô e testar, por exemplo, software de reconhecimento facial, de voz e sistemas de visão computacional. 

O Ameca deverá ser comercializado por 100 mil libras, podendo também, em alternativa, ser alugado.