Skip links

Patreon: um site onde os fãs financiam os criadores

  • O Patreon.com permite a qualquer criador de conteúdo ser diretamente financiado pelos fãs, para continuar a desenvolver o seu trabalho, através do pagamento de uma subscrição mensal. 
  • A plataforma conta com mais de 200 mil criadores, desde podcasters e youtubers a músicos, artistas visuais e escritores.

Começou por um vídeo de música no YouTube, em que o autor deixou uma mensagem no final a encorajar os fãs a apoiá-lo, através de um novo site, para que pudesse continuar a produzir mais vídeos. O autor era um dos fundadores do Patreon, Jack Conte, e o sucesso desta campanha de financiamento fez o patreon.com descolar. Criado por Jack Conte e Sam Yamum, em São Francisco, este site permite a qualquer criador de conteúdo ser diretamente financiado pelos fãs, para continuar a desenvolver o seu trabalho. 

Através do pagamento de uma subscrição mensal que é definida pelos criadores, os fãs têm acesso a conteúdos exclusivos e outros benefícios, como espetáculos exclusivos e prioridade na compra de bilhetes e de merchandising. Por exemplo, por 5 dólares por mês, podem ter acesso exclusivo a conteúdos, por 10 dólares, acesso a vídeos extra ou, por 20 dólares, acesso aos bastidores. 

Disponível a nível mundial, a plataforma conta com mais de 200 mil criadores, desde podcasters e youtubers a músicos, artistas visuais e escritores.

O Patreon disponibiliza três planos para os criadores, cobrando uma comissão que varia entre 5 a 12% das receitas mensais e também uma taxa pelo processamento dos pagamentos. 

Fundada em 2013, neste momento, o Patreon tem uma valorização superior a 4 mil milhões de dólares.