DALLE 2: arte criada por inteligência artificial

  • O software DALLE 2 cria imagens e obras de arte hiper-realistas a partir de uma descrição escrita em texto. 
  • O objetivo é disponibilizar este sistema de art-as-a-service ao público para novas criações artísticas.

Imagine que escreve um texto com uma descrição e, em segundos, essa descrição é transformada numa imagem ou numa obra de arte hiper-realista. Parece magia, mas na verdade trata-se do sistema de inteligência artificial DALLE 2. Criado pela OpenAI, este sistema é capaz de interpretar descrições escritas e traduzi-las em arte. 

As criações podem ser espantosas e há já alguns exemplos, partilhados pela OpenAI, que o comprovam, como astronautas a montar a cavalo, ursos de peluche cientistas ou lontras marinhas representadas com o estilo do pintor holandês Johannes Vermeer.

O sistema é também capaz de fazer reinterpretações de imagens pré-existentes e de permitir editar imagens, através de uma legenda escrita. Por exemplo, adiciona ou remove componentes, adaptando automaticamente sombras, reflexos e texturas com base nas modificações. 

O objetivo é disponibilizar este sistema de art-as-a-service ao público para novas criações artísticas. As potenciais utilizações do DALLE 2 são vastas e podem ser relevantes para designers gráficos, programadores de aplicações, arquitetos ou designers de produto.

Fundada em 2015, como uma empresa de investigação na área de inteligência artificial, a OpenAI já captou mil milhões de dólares.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Veja as mais recentes novidades nos nossos media sociais:
facebook twitter instagram youtube linkedin telegram

author

A Instinct to Innovate é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais.