
VanMoof: bicicletas elétricas inteligentes
- As bicicletas elétricas inteligentes da Vanmoof podem ser configuradas através de uma aplicação, desde a definição do nível de assistência do motor, à iluminação e ao comportamento com base no tipo de piso.
- Com um sistema de desbloqueio por aproximação do utilizador, a inteligência desta bicicleta estende-se também a sensores que analisam a qualidade do ar para recomendar rotas com menor presença de CO2.
A VanMoof é uma marca holandesa de bicicletas elétricas inteligentes com uma autonomia de 150 quilómetros.
A configuração destas bicicletas é feita na App. Por exemplo, a definição do nível de assistência do motor, a iluminação e o comportamento com base no tipo de piso.
Diferenciando-se pelo design (venceu prémios Red Dot em 2020 e 2022), as bicicletas incluem dois anéis de luzes no guiador que mostram indicadores dos níveis da bateria e da velocidade de deslocação.
O condutor pode também acoplar o smartphone ao guiador e, através da aplicação, ver informações exatas de velocidade, há quanto tempo está a pedalar ou a distância para o destino.
Para evitar roubos, as bicicletas têm um sistema de bloqueio rápido, bastando carregar num botão. Quando o condutor se aproxima com o smartphone o sistema desbloqueia-se automaticamente.
A inteligência desta bicicleta estende-se também a sensores que analisam a qualidade do ar para recomendar rotas com menor presença de CO2.
A oferta inclui 4 modelos de bicicletas, com o preço a partir de 2.500 euros. A VanMoof tem um modelo de venda direta online, permitindo agendar no site um test-ride.
A empresa disponibiliza também serviços de manutenção (298 euros por três anos) e de assistência em caso de roubo da bicicleta (348 euros por três anos).
Desde que foi fundada, a VanMoof já captou 189 milhões de dólares.