
Hyke, o futuro dos ferries
- O ferry 100% elétrico e autoguiado da Hyke torna a mobilidade urbana mais sustentável e ajuda a reduzir o trânsito nas estradas.
- O carregamento wireless das baterias é feito enquanto o ferry está parado nestas docas e também através de painéis solares colocados no topo da embarcação.
O futuro dos ferries está a ser definido em Oslo, na Noruega, pela Hyke. Esta startup desenvolveu um ferry 100% elétrico e autoguiado com o objetivo de tornar a mobilidade urbana mais sustentável e que ajude a reduzir o trânsito nas estradas.
Com capacidade para transportar 50 passageiros, esta embarcação navega de forma totalmente autónoma e atraca nas docas para recolher e deixar os passageiros.
O carregamento wireless das baterias é feito enquanto o ferry está parado nestas docas e também através de painéis solares colocados no topo da embarcação que captam energia solar e estendem a autonomia das baterias.
O interior do ferry é modular e, por isso, pode ser configurado para facilitar o transporte de cadeiras de rodas e bicicletas. Esta flexibilidade permite que, além de passageiros, possa também ser adaptado para o transporte de carga.
O ferry da Hyke está a ser testado na cidade norueguesa Fredrikstad, onde mais de 1 milhão e meio de passageiros se desloca por ferry por ano. O objetivo da startup é estender a solução a cidades de todo o mundo.
Nascida em 2019 de um spin-off do Eker Group, a Hyke tem um modelo ferry-as-a-service, que inclui a embarcação e o software de gestão com um preço de 300.000 euros por ano.