
MIT cria adesivo que permite “ler” órgãos internos
- Um adesivo aplicado na pele permite recolher imagens do coração, dos pulmões e do estômago.
- As imagens podem ser captadas em tempo real e com elevada resolução, ao longo de 48 horas.
A ecografia é um exame comum nos dias de hoje, mas que, até agora, só podia ser feita com equipamento disponível nos hospitais. Mas isso, pode estar prestes a mudar. Uma equipa de engenheiros do MIT desenvolveu um pequeno adesivo que permite fazer ecografias de forma mais fácil.
Este adesivo é aplicado na pele para recolher imagens do coração, dos pulmões e do estômago, permitindo também ver os principais vasos sanguíneos.
As imagens podem ser captadas em tempo real e com elevada resolução, ao longo de 48 horas.
Nos testes já realizados, o adesivo foi eficaz na monitorização dos órgãos enquanto foram realizadas atividades do dia-a-dia.
Esta pode muito bem ser uma boa solução para hospitais, uma vez que permite a recolha permanente de dados, sem ser necessária a presença de um técnico para fazer uma ecografia.
No futuro, o objetivo é que este adesivo possa ser levado dos hospitais para casa ou até mesmo comprado numa farmácia. Para que isso seja possível, os engenheiros do MIT pretendem ligar este o adesivo a smartphones e apresentar os dados numa aplicação depois de analisados através de inteligência artificial.