• Um dos grandes pontos de diferenciação é que Esper Hand utiliza inteligência artificial para aprender os movimentos de cada utilizador e tornar-se mais inteligente ao longo do tempo. 
  • Depois do braço biónico, a startup prepara-se para desenvolver também próteses inteligentes para as pernas. 

Fundada em 2019, pelo médico e engenheiro Dima Gazda, a Esper Bionics é uma startup de origem ucraniana que está a transformar o mercado de próteses. 

O principal produto é a Esper Hand, uma prótese inovadora com 24 sensores que detetam e processam os impulsos cerebrais e a atividade muscular. 

Disponível em 5 tamanhos, este braço biónico permite fazer quase tudo, desde cortar fruta a agarrar objetos, abrir uma lata ou uma garrafa.

Um dos grandes pontos de diferenciação é que Esper Hand utiliza inteligência artificial para aprender os movimentos de cada utilizador e tornar-se mais inteligente ao longo do tempo. 

Isto é possível através da plataforma da Esper Bionics, na cloud, que recolhe os dados das próteses conectadas para reconhecer os movimentos mais frequentes e atualizar o software de forma personalizada, com base nas utilizações. 

Depois do braço biónico, a startup prepara-se para desenvolver também próteses inteligentes para as pernas. 

Outro plano futuro é utilizar as próteses como ponte de comunicação com dispositivos eletrónicos colocados dentro do corpo humano. 

Com produtos de design elegante, a Esper Bionics foi um dos vencedores dos prémios Red Dot em 2022 e foi finalista dos prémios Innovation by Design da Fast Company.