We Love

How we feel

Seja qual for a sua profissão, ou mesmo que não trabalhe, a capacidade de tomar decisões é fundamental. Em média um adulto toma 35 mil decisões por dia, das micro às macro decisões.

O que está por detrás desta nossa capacidade de decidir são as emoções. Graças ao neurocientista português António Damásio, o mundo ficou a saber que sem emoções, não conseguiriamos tomar decisões.

As emoções funcionam para nos guiar, para sobreviver e a prosperar, focando a nossa atenção e motivando-nos para uma linha de acção específica. Cada emoção tem um propósito como pudemos compreender no filme da Disney Inside Out em que a tristeza é quem salva a Riley.

Neste We Love, sugiro-lhe uma aplicação, possivelmente a melhor ferramenta para ajudar a melhor conhecer-se.

How We Feel é uma aplicação gratuita (iOS e Android) criada por cientistas, designers, engenheiros e terapeutas. Concebida em conjunto com o Centro de Inteligência Emocional da Universidade de Yale e baseado no trabalho do Dr. Marc Brackett, How We Feel ajuda as pessoas a encontrar a palavra certa para descrever como se sentem nas várias atividades do dia a dia, quer seja em locais como trabalho, casa, no trânsito, nas compras… quer esteja com pessoas como amigos, familiares, colegas… e ainda estando numa qualquer atividade como a escrever, ir para a cama, conduzir ou simplesmente não fazer nada.

How We Feel é uma espécie de diário que regista como se sente ao longo do dia podendo também acompanhar o seu sono, o exercício físico e as tendências de saúde com a integração do HealthKit (iOS) e adicionar imagens ou notas.

Todos os dados são mantidos no smartphone, podendo ser partilhado com pessoas em quem confiamos ou de forma anónima para investigação. Depois de cada partilha, a app sugere uma série estratégias de descoberta e de regulação emocional através de vídeos curtos com especialistas sobre temas como “Não existem emoções más”, “emoções são como a meteorologia”, “a importância dos detalhes”.

Com o objetivo de tornar mais consciente as nossas emoções para trabalharem a nosso favor e não contra nós, esta app é um projeto sem fins lucrativos que vive de donativos. Uma excelente ferramenta para melhor gerir o stress e a ansiedade, que a ciência já provou ser o maior desencadeador de doenças do século XXI.

Lembre-se que sem emoções não há decisões, logo melhores emoções, melhores decisões.

Sandra Lucas Ribeiro

Sandra é Co-founder e Managing Partner da Instinct desde a sua criação em 2012, tendo sido COO durante os 10 anos que a Instinct representou a Fabernovel em Portugal. Depois de 7 anos dedicados ao jornalismo, na rádio e na televisão, participou na criação de uma das primeiras agências digitais em Portugal em 1998, a Absolut System adquirida pelo grupo WPP passando a OgilvyInteractive onde foi durante 5 anos Diretora de Serviço ao Cliente. Ao longo da sua carreira passou ainda por várias agências, como a Partners, a Grey e a Strat. Apaixonada pelas ciências sociais, em particular pela revolução social provocada pelo digital e pelo impacto das novas tecnologias no comportamento humano e no mundo dos negócios. Formada em Psicologia (Université Paris 8), em Marketing Management (Católica Business School of Lisbon), Jornalismo (CENJOR) e em Luxury Brand Management (Executive Course - ISEG), tem-se dedicado nos últimos anos ao Human-Centered Design (IDEO.org) e ao estudo das emoções na experiência digital.

Recent Posts

Tech Balance: O impacto da tecnologia na música

Como é que a tecnologia está a revolucionar a indústria musical? Pode tornar a música…

2 dias ago

Resumo da semana: 16 de fevereiro a 20 de fevereiro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

2 dias ago

TikTok lança app para séries curtas

Ainda nesta edição: ChatGPT gratuito passa a mostrar publicidade | Roblox exige verificação de idade…

3 dias ago

EgoX: AI que recria vídeos como se estivéssemos lá

O EgoX é um projeto de investigação em inteligência artificial que consegue transformar vídeos para…

4 dias ago

“There is no great thing that was easy to do.”

Jensen Huang, CEO da Nvidia

4 dias ago

Google Pixel 10a: Tecnologia de topo a preço acessível

A Google lançou oficialmente o novo Pixel 10a, um smartphone acessível com aposta forte em…

4 dias ago