
Mercedes integra pagamentos por biometria nos carros
A Mercedes integrou nos seus carros um sensor que lê a impressão digital dos condutores para permitir realizar pagamentos em áreas de serviço.
Com base na geolocalização do veículo, esta solução permite iniciar o pré-pagamento de um abastecimento no ecrã do sistema de infotainment do carro e validar o pagamento através da impressão digital.
Para já, esta opção está disponível em mais de 3500 áreas de serviço na Alemanha.
Para além de pagar o abastecimento, os condutores podem também subscrever outros serviços digitais com a sua impressão digital.
Assistente virtual da Amazon com inteligência artificial generativa
A assistente virtual da Amazon vai ficar mais inteligente e intuitiva.
A Alexa vai começar a utilizar um modelo de inteligência artificial generativa, para adicionar valor à experiência de conversação. Por exemplo, a Alexa passa a ser capaz de dar ideias para um encontro romântico, pode responder qual a melhor altura do ano para uma viagem a um determinado destino ou pode ler um poema.
A nova experiência vai estar acessível em todos os dispositivos da Amazon que permitem interagir com a Alexa, como por exemplo as colunas inteligentes Amazon Echo.
ChatGPT vai passar a ver, ouvir e falar
O ChatGPT vai passar a ver, ouvir e falar. Agora, às conversas escritas, vai ser adicionada a possibilidade de interagir por voz com este chatbot de inteligência artificial e também de mostrar-lhe imagens.
Um exemplo: os utilizadores vão poder tirar fotografias ao interior do frigorífico e à despensa para que o ChatGPT ajude a preparar uma receita, passo a passo, com o que houver disponível.
Estas novidades vão estar disponíveis para os subscritores dos planos ChatGPT Plus e Enterprise.