Suíça: sistema subterrâneo de transporte de mercadorias

  • Através de túneis, as mercadorias viajam em cápsulas de forma autónoma, a uma velocidade de 30 quilómetros por hora.
  • O objetivo é que esta solução seja capaz de reduzir em 80% as emissões de CO2, comparando com o transporte rodoviário de mercadorias.

A Suíça está a criar um sistema de transporte subterrâneo de mercadorias, batizado de Cargo Sous Terrain.

Através de túneis, as mercadorias viajam em cápsulas de forma autónoma, a uma velocidade de 30 quilómetros por hora.

Estas cápsulas são carregadas em centros de logística e são transportadas por um elevador até aos túneis.

O projeto prevê a construção inicial de um percurso com 70 quilómetros (entre as cidades de Zurique e Härkingen) que deverá estar operacional em 2031. No total, é esperada a construção de 500 quilómetros de túneis que atravessam o país.

O objetivo é que esta solução seja capaz de reduzir em 80% as emissões de CO2, comparando com o transporte rodoviário de mercadorias.


INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Friend, o pendente de AI que quer fazer companhia aos utilizadores

O Friend é um wearable com inteligência artificial em formato de pendente criado para funcionar…

2 horas ago

Receitas e lucros da Nvidia mais do que duplicam

OpenAI está a desenvolver smartspeaker com AI | Apple lança aluguer de dispositivos

1 dia ago

A Máquina que derrotou Usain Bolt

Neste weekend, sugerimos-lhe um olhar sobre o futuro da robótica. Em Pequim, os World Humanoid…

3 dias ago

NVIDIA a caminho dos $100 mil milhões por trimestre

Uma análise financeira aos últimos quatro trimestres da NVIDIA.

3 dias ago

Resumo da semana: 24 de agosto a 28 de agosto

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

4 dias ago

Netflix garante direitos de The Walking Dead

Spotify lança notas pessoais nas músicas | Tesla celebra 10 milhões de veículos elétricos

4 dias ago