Skip links
Cell4Food a startup portuguesa de agricultura celular

Cell4Food: a startup portuguesa de agricultura celular

  • A startup portuguesa Cell4Food cultiva proteína através de células dos animais, criando uma alternativa para reduzir a dependência da produção tradicional.
  • Focada nos peixes e nos crustáceos, a Cell4Food planeia produzir alimentação humana e também rações para animais de estimação.

A produção intensiva de proteína animal levou à extinção de muitas espécies e a um consumo centrado em apenas algumas espécies. Para reduzir esta dependência, a startup portuguesa Cell4Food criou uma alternativa em que cultiva proteína através de células dos animais.

O processo é simples. A Cell4Food recolhe as células através de uma biópsia, em que tira pequenas amostras de tecido, ou através da colheita de células estaminais. Depois, coloca-as em biorreatores para que se multipliquem e, assim que as células estão completamente desenvolvidas, é criado o produto final através de impressão 3D.

Focada nos peixes e nos crustáceos, esta startup está dedicada ao desenvolvimento de carne de polvo, que tem vindo a cair em produção, o que tem provocado uma subida dos preços.

Através deste método alternativo, a Cell4Food planeia produzir alimentação humana e também rações para animais de estimação.