Skip links

A séculos e galáxias de distância

O que aconteceria se soubéssemos que uma invasão alienígena vinha a caminho do planeta Terra? Assustador! 😱 Mas e se tivéssemos 400 anos para nos preparar? 🤯 Esta é a premissa arrepiante que está no centro da nova série da Netflix “3 Body Problem“, baseada na aclamada trilogia de ficção científica “Remembrance of Earth’s Past” de Liu Cixin.

O que faria a humanidade se descobríssemos hoje que uma civilização extraterrestre desconhecida, de outro sistema estelar, iria invadir a Terra daqui a quatro séculos? Como reagiríamos? Colocando em perspectiva o futuro das nossas gerações mais distantes, esta é a pergunta existencial explorada na nova produção de David Benioff, D.B. Weiss (Game of Thrones) e Alexander Woo (True Blood).

A história gira em torno de um grupo chamado “Oxford Five”: cinco físicos brilhantes e amigos de faculdade que se encontram no centro de um mistério angustiante, quando cientistas influentes em todo o mundo começam a morrer um por um. Além de perderem uma das suas professoras preferidas, no seu dia a dia e nas suas investigações científicas testemunham ocorrências fora do comum, que a ciência moderna não consegue explicar. Com rostos conhecidos de “Game of Thrones”, a série “3 Body Problem” apresenta aos espectadores um universo monumental que parece inteiramente possível, mas ao mesmo tempo perturbador de imaginar.

O que torna esta série tão única e cativante é a fusão de géneros. É simultaneamente um drama sombrio e misterioso, um thriller sci-fi, de deixar o coração aos saltos, e uma profunda meditação sobre conceitos científicos avançados, como física quântica, teoria do caos e viagens interestelares. Para traduzir as complexas ideias de Liu com precisão, os criadores trabalharam de perto com consultores científicos de topo.

Para além da exploração do universo e das leis da física, a inovação tecnológica é também um tema central na série, uma vez que o problema científico dos 3 corpos é resolvido através de um jogo de realidade virtual. A tecnologia imersiva apresentada na série é essencialmente uma versão futurista e muito mais desenvolvida de um jogo no metaverso. Como se desvendassem uma versão futura, a anos-luz de distância, dos Apple Vision Pro ou dos Meta Quest. Na série, o headset de realidade virtual não permite apenas simulações visuais e sonoras, mas envolve também todos os outros sentidos humanos. O jogo permite que os jogadores cheirem, sintam e até saboreiem o ambiente artificial, tornando-se indistinguível da vida real. No entanto, o jogo não é para entreter. Serve sim como uma ferramenta educacional para a humanidade, onde o verdadeiro objetivo do jogo é salvar a população daquele planeta. Personalizada a cada jogador, é também utilizada como uma ferramenta de recrutamento das mentes mais brilhantes do planeta Terra, capazes de desvendar os problemas científicos mais complexos.

Jack-Rooney-John-Bradley-e-Jin-Cheng-Jess-Hong
Jack Rooney (John Bradley) e Jin Cheng (Jess Hong)

Ao longo da primeira temporada, são reveladas camadas surpreendentes sobre os verdadeiros objetivos dos San-Ti (a civilização extraterrestre que se dirige à Terra), a origem do primeiro contacto com o ser humano e os esforços desesperados da humanidade atual para desenvolver planos de defesa e de ataque. Culminando no ambicioso “Staircase Project” que envolve o envio de um cérebro humano para o Espaço, numa sonda interestelar ultraveloz.

Se é um fã ávido de ficção científica inteligente, tem de adicionar “3 Body Problem” à sua watchlist. Mas deixe-me avisá-lo: esta é uma jornada arrepiante que desafiará as suas noções sobre a existência humana e o nosso lugar no vasto cosmos.

 Jin Cheng (Jess Hong) e Thomas Wade (Liam Cunningham)
Jin Cheng (Jess Hong) e Thomas Wade (Liam Cunningham)